quinta-feira, 18 de abril de 2024

Goiás

Entidades de Agro discutem um fornecimento mais sustentável de alimentos

POR Jornal Somos | 13/09/2018

Fornecimento de alimentos sustentáveis é defendido pelo sistema Faeg/Senar juntamente com a CNA

Entidades de Agro discutem um fornecimento mais sustentável de alimentos

Sistema Faeg

N

Na última quarta- feira (12), reuniram-se na sede da CNA, representantes de embaixadas de vários países, de organismos internacionais, do governo, do setor produtivo, de bancos de fomento, de fundos de financiamento e adidos agrícolas para debater os desafios da produção rural sustentável.

 

O Sistema FAEG/ SENAR participou do Seminário Agro em Questão: Cooperação Internacional e Desenvolvimento Rural Sustentável que aconteceu em Brasília. O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, disse que o Brasil e o mundo precisam trabalhar em cooperação para alimentar a população do planeta de maneira sustentável e a cada dia com mais qualidade e eficiência.

 

De acordo com a nota publicada pelo Sistema FAEG, João Martins destacou o papel do Sistema CNA/Senar/ICNA para promover a incorporação de novas tecnologias, principalmente para pequenos e médios produtores. O Sistema CNA defende cooperação internacional para fornecer alimentos ao mundo de maneira sustentável.

“A CNA é a casa do produtor rural. E é nessa casa que vamos garimpar mundo a fora o que são novas tecnologias. Para que o Brasil a cada dia possa produzir mais com eficiência e qualidade. É com esse intuito que estamos fazendo esse evento”, destacou. Para o presidente da CNA, o desafio de fornecer alimentos para o mundo não deve ser apenas do Brasil, mas de todos os países a partir da cooperação internacional. “Queremos que as entidades públicas e privadas internacionais e nacionais entendam que esse processo não deve ser só do produtor rural, nem só do governo, nem só do Brasil. Deve ser do mundo todo”.

 

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, afirmou que o Sistema CNA/SENAR/ICNA desenvolve uma série de ações para capacitar o produtor rural brasileiro e torná-lo preparado às exigências por qualidade e competitividade do mercado mundial. E que é preciso que a sociedade conheça esse modelo de eficiência. “É muito importante que nossa instituição converse com o nosso representado, o produtor rural. Também estamos empenhados em mostrar para toda a sociedade a eficiência do setor agropecuário brasileiro. É fundamental manter parcerias com organismos internacionais para que o produtor rural tenha acesso às inovações do mercado internacional”, disse Daniel Carrara.

 

Outro desafio para o agro é a formação e o fortalecimento da classe média rural para atender à demanda mundial por alimentos. E uma das maneiras para isso é permitir cada vez mais o acesso a tecnologias para pequenos e médios produtores. “Precisamos formar no Brasil e no mundo uma classe média rural e um dos caminhos é com a oferta constante de tecnologia e de gestão”. Mas, segundo Carrara, para atender a demanda mundial por alimentos é fundamental também investir em pessoas. “Não há produção de alimentos sem o produtor rural”. Entre as citações feitas pelo diretor-geral do Senar estão iniciativas nas áreas de assistência técnica e gerencial, de educação, saúde, entre outras.

 

No evento, foi lançado o Portfólio de Cooperação Internacional e Produção Sustentável de Alimentos, um documento de 34 páginas que traz uma série de inciativas desenvolvidas pelo Sistema CNA/SENAR/ICNA. Em versões em português, inglês e espanhol, o documento entregue aos participantes compila as ações desenvolvidas ao longo de vários anos com metodologias já consolidadas. Entre as iniciativas que estão na publicação, destacam-se ações voltadas para cooperação internacional e produção de alimentos, assistência técnica e gerencial, formação profissional, promoção social, educação, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental e economia rural.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: