sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: Corpo de Bombeiros de Goiás
Em Rio Verde o número de queimadas aumentou, causando danos, tanta na área urbana quanto na zona rural. O clima característico da época do ano, auxilia a propagação das chamas rapidamente. Na região já foram registrados 117 focos, muitos em rodovias, que formam cortinas densas de fumaça, atrapalhando o trânsito e tornando a trafegabilidade perigosa.
Os incêndios podem ser evitados ao não jogar pontas de cigarro próximas às vegetações ou às margens de rodovias; não queimar lixos em qualquer cenário e não acender fogueiras, principalmente, próximas à rede elétrica e/ou vegetações.
Mas o que chama atenção é o número crescente de focos criminosos. Segundo o código penal, o artigo 250, que descreve o delito de incêndio, aponta que a ação pode colocar em risco a saúde e os bens das pessoas. Onde o suspeito pode cumprir reclusão de três a seis anos mais multa.
Caso algum foco de incêndio seja registrado, ou qualquer crime contra o Meio Ambiente, o Ibama pode ser contatado pela Linha Verde, 0800-618080, ou pelo site ibama.com.gov.
Além do Instituto, as pessoas podem denunciar pelas linhas normais de emergência, como Corpo de Bombeiros pelo 193, Polícia Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo número 197. Caso a denúncia seja feita pelo site da delegacia de polícia, você pode incluir fotos e vídeos. A denúncia é anônima.
Além desses canais de atendimento, a Secretaria de Meio Ambiente também pode orientar a população nesses casos. Para entrar em contato é só ligar no 64 3602-8400.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero