quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nesta terça-feira (10/5), a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Fátima Dadald Pereira, recebeu o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) e a bancada federal goiana para tratar das questões da energia elétrica no Estado. Participaram da reunião, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima; os deputados federais José Mário Schreiner, Flávia Morais, José Nelto, Adriano do Baldy , Delegado Waldir e Zacharias Calil.
A reunião vem como um desdobramento, após na semana passada circular a informação de a Enel Distribuição, sucessora da estatal Celg-D, vendida na gestão anterior, está para ser vendida novamente. O chefe do executivo estadual reiterou os questionamentos quanto às negociações empreendidas pela companhia italiana para a venda da antiga Celg-D, apontamentos já apresentados ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
“Como uma empresa como a Enel pode alegar que não tem conhecimento da legislação brasileira?”, ponderou. “Eles estão agindo na clandestinidade”, alertou ao citar a falta de transparência, até mesmo, junto aos órgãos de controle, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A secretária-executiva avaliou que é importante a participação do Estado e informou que o MEE buscará informações junto à Aneel para avaliar a exploração do serviço e obter dados sobre a venda da companhia.
“Nós não tínhamos todas essas informações que estão nos trazendo. A gente assume esse compromisso de buscar junto à Aneel esse conjunto de informações de como estão essas tratativas”, concluiu.
Ao final ficou acordado inclusive que uma nova reunião será realizada para acompanhamento do caso.
De acordo com o secretário-geral de Governo, a insegurança está na condução da companhia italiana no processo que comercializa a operação do serviço que está prestes a perder.
Situação que também é colocada pelo deputado federal Zé Mário que afirmou: “Estamos atentos e comprometidos em acompanhar esse processo para que tenhamos uma melhor prestação dos serviços de energia, e assim contribuir na melhoria da qualidade de vida da população, em especial, dos produtores rurais do nosso estado”.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.