sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

ENEM leva mais de 5 milhões de pessoas às provas hoje

POR Jornal Somos | 03/11/2019
ENEM leva mais de 5 milhões de pessoas às provas hoje

EBC (Valter Campana)

O

Os portões foram abertos a partir do meio dia e muitos já estavam na porta dos locais de provas aguardando para entrar. Os estudantes poderão entrar até as 13 horas, quando fecha-se as entradas para que as provas comecem a ser aplicadas a partir das 13 horas e 30 minutos, horário de Brasília.

 

No total em todo o Brasil foram inscritos para participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 5.095.388 de candidatos que sonham em entrar, através do Exame, para o ensino superior. Já que hoje a prova é uma das formas de acesso às faculdades e universidades do Brasil, principalmente para aqueles que pretendem estudar em uma instituição pública ou que gostariam de utilizar de programas de financiamento educacional, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

 

Em Goiás, serão quase 170 mil candidatos fazendo as provas hoje. De acordo com Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), desse total, a maioria dos participantes é do sexo feminino, sendo mais de 100 mil estudantes. E ainda dentro do perfil, a grande maioria dos inscritos se declarou pardo, quase 83 mil pessoas. Em relação à idade, candidatos que têm entre 21 e 30 anos ganharam do restante de faixas etárias.

 

Neste ano uma novidade que foi bastante comentada foi quanto aos celulares ou outros equipamentos eletrônicos, pois se algum deles tocarem ou emitirem algum som durante a prova, mesmo estando dentro do envelope lacrado, levará à eliminação do candidato. Nos anos anteriores, não haveria eliminação, desde que os equipamentos estivessem dentro do envelope lacrado. Por isso, a recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas, pois alguns aparelhos tocam o alarme mesmo estando desligados.

 

Na prova de hoje serão avaliados os conhecimentos em redação, linguagens e ciências humanas. A segunda fase acontece no próximo domingo (10), com as provas nas áreas de ciências da natureza e matemática. A prova de hoje terminará as 19 horas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: