sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
A Enel Distribuição Goiás recebeu autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), nesta quinta-feira (21), para realizar ajuste tarifário no território goiano, que começará a valer já nesta sexta (22). O ajuste médio aprovado foi de 16,45%. De acordo com a Enel, 13,14% seriam para cobrir os custos com da aquisição de energia, encargos setoriais e transmissão e 3,31% destinados à manutenção e investimentos na rede.
As tarifas de todas as distribuidoras de energia do país são calculadas, anualmente, pela Aneel, que informa que essas revisões são previstas nos contratos de concessão e possuem o objetivo de “alcançar o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição”, bem como para a cobertura de despesas reconhecidas pela agência.
O reajuste aprovado foi impactado pela crise hídrica enfrentada pelo Brasil, que reflete diretamente nos gastos com encargos setoriais e com compra de energia produzida por geradores.
Para os consumidores residenciais de Goiás, que são amis de 85% dos clientes da Enel, o reajuste foi de 16,37%, enquanto para os clientes de média e alta tensão, que são, em geral, as indústrias e comércios de grande porte, o reajuste médio foi de 14,21%.
(Com informações da Agência Brasil e do Jornal Opção)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero