sexta-feira, 29 de março de 2024

Encerra em dezembro prazo para produtor conseguir benefícios no programa de regularização ambiental

POR Ana Carolina Morais | 28/11/2020
Encerra em dezembro prazo para produtor conseguir benefícios no programa de regularização ambiental

Paulo Jares/EXAME

O

O prazo para o produtor rural entrar no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para conseguir os benefícios do Programa de Recuperação Ambiental (PRA), previsto no Código Florestal, se encerra no dia 31 de dezembro. A adesão ao CAR pode ser feita a qualquer momento, porém, para ter acesso às vantagens, é preciso se inscrever dentro do período previsto, que é até o último dia deste ano.

 

 

Segundo Nelson Ananias Filho, coordenador de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o produtor rural que pretende integrar o Cadastro precisa estar em conformidade com a legislação ambiental. Após, ele terá até dois anos para iniciar o programa e recuperar o passivo ambiental de sua propriedade.

 

 

“São diversos benefícios ao produtor como a conversão das multas em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente, regularizando o uso de áreas rurais consolidadas, acesso ao crédito agrícola e a programas de incentivo à produção e comercialização”, informou o coordenador.

 

 

De acordo com as informações contidas no CAR, o setor agropecuário auxiliou na preservação de 200 milhões de hectares de vegetação nativa, sendo 13 milhões de hectares em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e 108 milhões de hectares em Reservas Legais com remanescentes de vegetação nativa.

 

 

Neste ano já foram cadastrados 550 milhões de hectares no sistema. Para fazer parte, o produtor terá de enviar a declaração por meio do portal https://www.car.gov.br/#/.

 

 

(Com informações CNA/Sistema Faeg/Senar)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: