sexta-feira, 19 de abril de 2024

Empresas de Goiânia fazem parceria com Universidade e startup de Portugal para o desenvolvimento de um produto inovador para saúde da pele

POR | 15/01/2021
Empresas de Goiânia fazem parceria com Universidade e startup de Portugal para o desenvolvimento de um produto inovador para saúde da pele

Representes institucionais do projeto Nano Guava em reunião de planejamento e firmamento da parceria. Representante da empresa Bioprospectum de Portugal participou de forma remota.

O

O dia 12 de janeiro de 2021 foi especial para a cidade de Goiânia, durante um “Workshop Internacional de Saúde e Estética” as empresas INPÓS e Farmácia Quinta Essência (com sede em Goiânia) aproveitaram o momento para formalizar uma parceria inovadora para a região, realizaram uma parceria com a empresa de base tecnológica Bioprospectum, uma startup de inovação tecnológica situada no Parque de Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC, Porto, Portugal), ainda participa do convênio o Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicada, NuPMIA da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.

 

 

Nesta parceria entre instituições de ensino, pesquisa e de produtos e serviços farmacêuticos nasceu o projeto “Nano Guava”. O projeto terá como objetivo o escalonamento e ensaio clínico de um produto nanotecnológico a base de ativos purificados da goiaba vermelha. Com isso, esse produto inovador oferece soluções terapêuticas para problemas de saúde da pele como acne, rosácea, inflamações cutâneas superficiais entre outras. Apenas nas mulheres brasileiras, a doença acne hormonal afeta 16 milhões. Segundo o Journalof American AcademyofDermatology, 54% das mulheres com mais de 25 anos têm acne facial. Os estilos de vida de nossa sociedade atual, como constante stress e poluição, associado a uma alimentação rica em gorduras e açúcar podem estar relacionados a esta estatística. Para além de colocar a região na vanguarda do desenvolvimento na área de saúde, o projeto abre portas para profissionais da área da saúde em diferentes setores, incluindo a possibilidade futura de produção industrial após os ensaios.

 

 

 

 

Durante o evento, de forma remota, a Dra. Alexandra Plácido (CEO da Bioprospectum e investigadora da Universidade do Porto) abordando o tema Bionanotecnologia aplicada a saúde da pele comentou sobre a importância de se estudar e desenvolver produtos da biodiversidade de forma sustentável nos dias de hoje, “o planeta está ferido e já mostra seus sintomas, precisamos entender isso e aliar a perspectivas de novos produtos de forma a sustentável”.

 

 

Segundo a diretora geral do INPÓS, Yara Bandeira (Que inclusive é farmacêutica com mestrado em medicina tropical) comenta: “Estes projetos multidisciplinares que estamos trazendo para a região fomenta não apenas a criação de produtos, mas também a formação de recursos humanos mais qualificados no setor da saúde e estética, ficamos felizes em dar nossa contribuição” A iniciativa do projeto segue o desfecho de uma tese de doutorado que a aluna Andreanne Vasconcelos (biomédica e mestre em biotecnologia) desenvolve na Faculdade de Medicina na UnB, que inclusive já possui aplicação a câncer de mama.

 

 

Agora sob o novo contexto da saúde da pele, um aperfeiçoamento da tecnologia será realizado e afim de gerar novos produtos envolvendo substâncias naturais. Um dos coordenadores do projeto, o Prof. José Roberto Leite que veiopresencialmente ao Workshop está entusiasmado com a parceria: “Sem dúvida, uma das formas de driblar a crise econômica será a formação de novas redes de colaboração, tanto no Brasil como no exterior e poder associar a isso a geração de novos produtos de maior valor agregado a cadeia produtiva de produtos da biodiversidade é uma lição que a equipe e as empresas deste projeto podem mostrar ao mundo”.

 

 

Com isso, empresas de nosso Estado estão dando um exemplo a ser seguido em uma época difícil para todos.

 

 

Fonte: Ascom/Conselho Regional de Farmácia de Goiás

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: