quarta-feira, 24 de abril de 2024

Empresários goianos poderão consultar CNPJ para conferir se podem retornar as atividades comerciais

POR Jornal Somos | 20/04/2020
Empresários goianos poderão consultar CNPJ para conferir se podem retornar as atividades comerciais

Reprodução / Site Aracruz

N

Nem todas as atividades comerciais tiveram retomada liberada no novo decreto estadual publicado nesta segunda-feira (20). Por isso, uma ferramenta chamada "Goiás Digital" foi desenvolvida pela administração estadual com objetivo de sanar dúvidas de empresários. Com ela, por meio do CNPJ, comerciantes poderão consultar se seus negócios estão autorizados a funcionar, de acordo com 15 protocolos referentes às atividades econômicas existentes.

 

 

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, disse que há ferramentas para medir se há desrespeito ou não das atividades econômicas em Goiás, dentro do que está sendo permitido por novo decreto divulgado nesta segunda-feira (20). Para ele, como numa panela de pressão, é preciso remover a pressão exercida pelo coronavírus para só depois “abrir a panela”. Assim, avaliou que a liberação de todas as atividades poderia oferecer risco à sociedade, bem como todo o trabalho preventivo já realizado.

 

 

Rocha Lima ainda destacou que as condições das atividades essenciais foram verificadas. Um programa de adoção de protocolos também foi colocado em prática para avaliar a abertura gradual do comércio conforme desempenho da curva de contágios. Ronaldo Caiado disse que a avaliação será feita duas vezes ao dia e que ações poderão ser flexibilizadas ou endurecidas.

 

 

“A avaliação será feita cedo e à noite. Se continuar mantendo isso [curva de contágio controlada], poderemos ir liberando de forma gradual, saindo do perigo do covid-19 e retomando a economia”, disse o governador.

 

 

Entre os itens de monitoramento está o transporte coletivo, acompanhando o aumento da quantidade de deslocamentos a partir das validações. Outra forma de acompanhar a situação é a partir da energia elétrica, para medir o consumo, e saber se o setor produtivo está ou não cumprindo os requisitos.

 

 

O Estado destacou ainda que possui ferramentas para verificar os registros de passagens em rodovias para saber se os deslocamentos ocorrem em virtude da atividade econômica ou não.

 

Via: Mais Goiás

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: