terça-feira, 01 de outubro de 2024

Goiás

Empresa de Anápolis se posiciona sobre medida adotada pela Anvisa

POR Jornal Somos | 05/12/2018

Anvisa proíbe venda e distribuição de produtos de empresa em Anápolis, situação foi regularizada

Empresa de Anápolis se posiciona sobre medida adotada pela Anvisa

reprodução/google

F

Foi publicada uma resolução da autarquia nesta terça-feira (4), em que confirma que a Quimpharma, empresa goiana responsável pelos produtos, não havia notificado os órgãos reguladores sobre a fabricação. Com isso, a atividade ocorria sem possibilidade de fiscalização ação considerada infração sanitária. Após divulgação da resolução a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e a distribuição em todo o país de fraldas das marcas Ternura e Cegonha produzidas até 22 de outubro deste ano.

 

A situação foi descoberta em fiscalizações de rotina feitos a partir de testes de produtos comprados em farmácias. Ainda de acordo com a resolução, alertada após a identificação do problema, a empresa regularizou sua situação em 22 de outubro e notificou a Anvisa sobre a produção das fraldas. Por isso, itens fabricados após a data estão liberados.

 

A sede da Quimpharma fica em Anápolis, a 55 km de Goiânia, está registrada na Receita Federal como tendo fabricação de fraldas descartáveis como atividade principal. Além disso, entre as ações secundárias estão a fabricação de absorventes higiênicos, produtos de papel para uso doméstico, cosméticos e itens de higiene pessoal. Ela existe desde 2006. A Anvisa não informou sobre eventuais denúncias de problemas de saúde causados pelo uso da fralda.

 

Por conta da infração sanitária acometida, a empresa pode sofrer desde uma notificação, interdição e mesmo multa, que pode variar entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão.

 

A equipe do Jornal Somos entrou em contato com a empresa que se posicionou sobre o caso e torna público uma nota de esclarecimento sobre o fato:

A proibição levada a efeito pelo órgão foi motivada pelo descumprimento de uma obrigação meramente formal imposta pela legislação, qual seja a de comunicar previamente a ANVISA do início da produção, distribuição e comercialização dos produtos. A empresa observa que a medida da ANVISA não afasta a qualidade dos produtos fabricados pela QUIMPHARMA, os quais são constantemente submetidos e aprovados em diversos testes realizados por órgãos credenciados pela Vigilância Sanitária.

 

“A QUIMPHARMA esclarece, ainda, que vem desenvolvendo, incansavelmente, projetos que envolvem pesquisa, treinamentos, alteração de processos, entre outros, tanto à nível de campo como em sua planta industrial, objetivando atender as questões ligadas a qualidade de seus produtos e consequente satisfação do mercado consumidor, envolvendo em tal contexto todo o sistema de produção, divulgação e distribuição, sempre na busca das melhores práticas. Dessa forma, a Quimpharma Indústria Química e Farmacêutica Ltda reitera seu compromisso com a sociedade, com seus clientes e parceiros, desenvolvendo atividade produtiva com a sociedade, com seus clientes e parceiros, desenvolvendo atividade produtiva com responsabilidade e respeito ao sistema de produção instalado, ao consumidor e a sustentabilidade da cadeia produtiva”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: