quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Enio Tavares
O Governo de Goiás prorrogou por mais de 180 dias, a emergência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP-H5N1).
Através de um novo decreto nº 10.393 publicado na segunda-feira (15) no Diário Oficial do Estado (DOE), a medida permite que o estado, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), intensifique as medidas de prevenção, monitoramento e o combate à gripe aviária em território goiano.
Segundo a Agência Cora de Notícias, não há nenhum registro até o momento de Influenza Aviária em animais em Goiás.
Com o decreto em vigor, Goiás poderá realizar processos simplificados e de maior agilidade para evitar a entrada da doença. Neste mês, a Agrodefesa captou através do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mais de R$ 2,2 milhões para serem utilizados em ações preventivas contra a Influenza Aviária.
Desde maio do ano passado, que o Brasil havia adotado medidas através da portaria nº 587/2023, para que a patologia não afetasse a cadeia produtiva nacional da avicultura.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.