sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Em ranking acadêmico, UFG fica entre as 11 melhores universidades brasileiras

POR Jornal Somos | 02/03/2020
Em ranking acadêmico, UFG fica entre as 11 melhores universidades brasileiras

Universidade Federal de Goiás/Divulgação

D

De acordo com Ranking Acadêmico das Universidades do Mundo de 2019 (ARWU), divulgado pela Shanghai Ranking Consultancy, a Universidade Federal de Goiás (UFG) foi classificada como uma das 11 melhores universidades do Brasil. O ranking analisa as instituições de ensino que ganharam prêmios, que tem pesquisadores mais citados e trabalhos de prestígio publicados.

 

A UFG está empatada na lista nacional com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Devido a isso, todas ficam entre 8º e 11º lugar.

 

A UFG, no ranking internacional, está entre os 700 primeiros colocados de 1 mil analisados pela organização.

 

Segundo o reitor da UFG, Edward Madureira, essas colocações são resultado do trabalho da Universidade voltado cada vez mais para interagir com a sociedade e suprir às demandas da comunidade. Além do ranking, o reitor disse que a instituição tem aparecido em outros em posições de destaque.

 

"O desempenho sem duvida é reflexo dos investimentos feitos num passado recente em pessoal. Os professores muito qualificados na UFG, temos laboratórios muito bem equipados, atuamos em todas as áreas de conhecimento e se destaca por pesquisas e trabalhos acadêmicos", disse.

 

Madureira ainda comentou que, não só a UFG, mas as universidades brasileiras têm aparecido cada vez mais nas avaliações, fazendo com que o Brasil seja o 7º país do mundo a aparecer em rankings de ensino superior.

 

O ARWU, realizado desde 2003, avalia a performance das instituições de ensino dos ex-alunos. São analisados, segundo o portal da instituição, os desempenhos de funcionários e estudantes nas áreas de matemática, física, química, ciências da computação, economia/administração e sete engenharias.

 

São avaliados pelos responsáveis por ranquear as universidades, quantos dos profissionais já ganharam prêmios de reconhecimento internacional, como prêmios Nobel, nas áreas citadas.

 

Outra forma de avaliação das instituições é por meio das publicações de artigos acadêmicos e citações dos profissionais vinculados ou ex-alunos. As universidades respondem a uma pesquisa detalhada que pede informações justamente sobre esses trabalhos.

 

Com essas analises a universidade com melhor desempenho em cada índice recebe a pontuação “100” naquele quesito e as demais são avaliadas a partir dela, recebendo a pontuação como porcentagem.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: