quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O Governo de Goiás encaminhou a proposta de alteração do funcionamento do Programa Passe Livre estudantil. A proposta foi encaminhada na terça feira (7) à Assembleia Legislativa (Alego).
Com o projeto, o programa que passa agora a ser Passe Jovem, o governo pretende economizar R$40 milhões, para adequar o programa aos gastos do estado.
Na nova regra, serão contemplados os estudantes de Goiânia e região metropolitana, Anápolis, Rio Verde e outras cidades que possuem transporte coletivo.
Se aprovado, o programa disponibilizará vagas para estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, escolas comunitárias e filantrópicas, ou aqueles que possuem bolsa integral em escolas particulares. Também será realizada a análise de renda, sendo o limite até 3 salários mínimos.
“Nossa proposta pretende ser muito mais inclusiva. Ao adotarmos critérios de renda, estamos garantindo que o benefício vá para quem realmente precisa em todo o estado”, de acordo com a nota divulgada pela secretaria.
Além do interior de Goiás, cidades do entorno do Distrito Federal também terão acesso ao programa.
As mudanças geradas pela proposta causaram preocupação, como a perca do benefício. Sobre esses números, a Secretaria afirma desconhecer o número de pessoas que serão excluídas, pois, para isso, se torna necessário o recadastramento, que só ocorrerá após aprovação do projeto.
Segundo Bruno Peixoto, os alunos de Ensino Superior já contam com uma Lei Federal que garante a meia passagem. “E que será garantida pelo governador, mas parte de um recurso federal”, disse.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.