sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Em Goiás, mais de mil óbitos pela Covid-19 podem não ter sido notificados

POR Jornal Somos | 20/05/2021
Em Goiás, mais de mil óbitos pela Covid-19 podem não ter sido notificados

Photo by Ashkan Forouzani on Unsplash

A

A quantidade de óbitos pela Covid-19 no estado de Goiás pode estar abaixo do número real. Segundo um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), até o dia 10 de maio, aproximadamente 1.300 mortes pelo novo coronavírus não haviam sido declaradas no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep Gripe).

 

 

De acordo com o boletim epidemiológico atualizado, o estado possui 16.353 óbitos por Covid-19.  Mas, se considerar os dados que não foram inseridos no sistema, esse número salta para 17.600.

 

 

A SES-GO informou, por meio de nota, que “a notificação dos óbitos pode ser feita pela própria unidade de saúde onde ocorreu a morte”, bem como que é de competência dos municípios “acompanhar os casos ocorridos no seu território”.

 

 

Leia na íntegra a nota da Secretaria de Saúde de Goiás:

 

“A notificação dos óbitos pode ser feita pela própria unidade de saúde onde ocorreu a morte, seja pública ou privada, ou pela Secretaria de Saúde do município onde se encontra a unidade. Cabe à cidade acompanhar os casos ocorridos no seu território, notificando a morte e atualizando as fichas dos pacientes.

 

Desde o ano passado, tem sido feito um acompanhamento sistemático entre os casos e mortes por Covid-19 no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep). A SES-GO tem se colocado à disposição dos municípios para ajudar a eliminar ou, pelo menos, minimizar notificações fora do tempo oportuno, visto que toda morte pela doença deve ser notificada no Sivep em até 48 horas”.

 

 

 

(Com informaçoes do Mais Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: