quinta-feira, 18 de abril de 2024

Goiás

Em Goiás, mais de 1200 presos realizam avaliação para conclusão dos estudos

POR Thais Cabral | 16/10/2021
Em Goiás, mais de 1200 presos realizam avaliação para conclusão dos estudos

Imagem: Divulgação/DGAP

S

Segundo a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), entre os dias 13 e 14 de outubro, 1.245 custodiados de estabelecimentos penitenciários de Goiás realizaram as avaliações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL). Por meio dessa prova, os participantes que não finalizaram os estudos têm a possibilidade de conquistarem a certificação.

 

 

A 4ª Coordenação Regional Prisional (CRP) da DGAP, foi a que teve maior número de presos inscritos para a realização do exame, um total de 334. Na 4ª CRP, presídios de doze municípios promoveram a aplicação das provas. Em seguida, a 1ª CRP ocupa o segundo lugar na quantidade de provas realizadas, 274. Os sete presídios da 3ª CRP nos quais houveram exames somaram um total de 186 provas aplicadas. Na sequência ficaram a 7ª, 2ª, 5ª, 6ª e 8ª CRPs, com respectivamente 179, 111, 67, 53 e 41 provas realizadas.

 

 

A aplicação das provas foi dividida em dois dias para que, no primeiro, fossem realizadas as provas relacionadas ao ensino fundamental e, no segundo, os exames com conteúdo relativos ao ensino médio. Algumas unidades prisionais tiveram somente um dia de aplicação, de acordo com o nível de estudos dos detentos. A escolha para a realização das provas pelos detentos é voluntária.

 

 

De acordo com o diretor geral de administração penitenciária, tenente coronel Rasmussen, a aplicação das provas do Encceja é um dos exemplos de cumprimento da política de ressocialização estabelecida pelo Governo de Goiás. “Um dos princípios da DGAP é o de que a custódia de detentos esteja aliada à educação e atividades que promovam a ocupação dos presos. A partir do momento que estão inseridos em ações ligadas ao intelecto e ao desenvolvimento de habilidades, isso contribui para possibilitar novas condutas e, consequentemente, novas chances à população carcerária”, pontuou Rasmussen.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: