sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, às 20h deste domingo (25), por meio do seu 6º (e último) boletim informativo referente às Eleições 2020, que no estado de Goiás, 60 urnas eletrônicas foram substituídas. Este quantitativo representa um percentual de 0,42% em modificações. Em Rio Verde, apenas 2 urnas necessitaram de troca. No país todo, ocorreram 3.509 substituições de urnas, correspondendo à 0,78% destes instrumentos que estavam em uso.
Segundo o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), as falhas registradas foram ínfimas. “É bom a gente lembrar que estamos falando de um universo de 13 mil urnas eletrônicas em Goiás, então o número de incidentes é bastante pequeno”, afirmou.
O informativo do TSE também trouxe os números de ocorrências, sendo registradas 28 em todo o território goiano, conforme apresentado no relatório. Destas, 6 foram crimes cometidos por candidatos, todos por boca de urna, onde 3 foram presos e os outros 3, não.
O restante das 22 ocorrências foi cometido por pessoas que não estavam concorrendo às eleições, sendo 8 presos por boca de urna e 3 registrados pelo mesmo crime, mas sem prisão; além de 1 preso por divulgação de propaganda e 3, no mesmo delito, não foram presos. Um indivíduo foi preso por corrupção eleitoral e, para finalizar, 1 foi preso e outros 5 registrados em delito por ‘outros motivos’.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero