quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Duas pontes se encontram interditadas após rompimento de barragem em Pontalina

POR Jornal Somos | 06/01/2020
Duas pontes se encontram interditadas após rompimento de barragem em Pontalina

Divulgação/Prefeitura de Pontalina

D

Duas pontes localizadas nas GO-040 e GO-215, atingidas pelo rompimento de barragem na fazenda São Lourenço das Guarirobas, na zona rural de Pontalina Goiás, estão com suas estruturas comprometidas, a avaliação técnica foi realizada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), nesta segunda-feira (06).

 

No sábado (04), uma barragem se rompeu atingindo o município e Pontalina, no estado de Goiás. A suspeita é que o volume de chuvas na região tenha contribuído para o problema.

 

De acordo com a prefeitura de Pontalina, pelo menos quatro residências da Rua Padre Primo foram condenadas e interditadas pelos bombeiros por risco de desabamento. “O levantamento final de todos os danos ainda está sendo feito pela equipe técnica responsável e em breve será divulgado oficialmente pelos órgãos competentes”.

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), informou por meio de nota que existe um cadastro online sobre as barragens no estado, em que todos os proprietários são obrigados a se cadastrar e informar os dados sobre a situação da segurança para fins de fiscalização. Leia no final da matéria nota na íntegra.

 

 Divulgação/Semad

 

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), também divulgou nota falando a respeito da avaliação técnica que ocorreu nas pontes, e também sobre quando ambas serão liberadas. Leia no final da matéria nota da Goinfra na íntegra.

 

NOTA DO SEMAD

A propósito da barragem que rompeu, situada na Fazenda São Lourenço  das  Guarirobas, zona  rural do município de Pontalina, estava regular quanto à outorga para o barramento e uso de água. Também possuía licenciamento ambiental concedido pelo município de Pontalina, que tem competência para a emissão. A propriedade, contudo, estava irregular quanto ao cadastro de segurança da barragem, uma vez que o prazo para regularização expirou em 31 de dezembro de 2019 e o detentor não informou qualquer dado sobre o estado de conservação da estrutura.

 

NOTA DA GOINFRA

A propósito das condições das pontes localizadas nas GO-040 e GO-215, atingidas pelo rompimento de barragem situada na fazenda São Lourenço das Guarirobas, na zona rural do município de Pontalina, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) informa que foi realizada avaliação técnica na manhã desta segunda-feira (6) nos locais, tendo sido constatada o comprometimento das estruturas das pontes.

 

Houve movimentação do aterro de forma muito intensa, o que abalou sobremaneira  o encabeçamento das pontes e, consequentemente, da capacidade de absorção de peso nas respectivas estruturas.

 

De acordo com avaliação preliminar, a rodovia GO-215 deve ficar interditada pelo período de 14 dias, enquanto, a GO-040 seguirá fechada por 40 dias. Os prazos são necessários para que se possa realizar as obras de recuperação das pontes. 

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: