quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Dose de reforço da Covid já deveria ter sido tomada por mais de 46 mil goianos

POR Ana Carolina Morais | 14/04/2021
Dose de reforço da Covid já deveria ter sido tomada por mais de 46 mil goianos

Foto: Instituto Butantan/Divulgação

A

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou que 46.240 pessoas que já deveriam ter tomado a 2ª dose das vacinas contra a Covid-19 deixaram de procurar os postos de imunização.

 

 

A informação veio após o Ministério da Saúde ter anunciado, na terça-feira (13), uma lista de pessoas que estão em atraso com a dose de reforço, apresentando os estados com mais e com menos faltas. Em todo o Brasil, o quantitativo de ausentes é de 1,5 milhão.

 

 

A pasta da saúde goiana informou que essas pessoas “ainda não voltaram para aplicação do reforço” da vacina e que, “conforme orientado pelo Ministério da Saúde, o Estado de Goiás tem mantido a reserva da segunda dose para todas as pessoas que já foram vacinadas”.

 

 

Apesar deste alerta realizado pelo governo estadual, há também relatos, em alguns municípios goianos, de cidadãos que buscaram pela 2ª dose, mas não conseguiram se imunizar, sob a justificativa de que não havia vacina disponível. É o caso da avó de Fábio Renato Ferreira Paiva, motorista de Pontalina.

 

 

"Ela obteve a informação de que não tinha vacina disponível. Quando soube, eu fiquei muito preocupado, porque a gente viu que estavam guardando as doses para não faltar para 2ª dose. Não sei qual o efeito dessa vacina depois dos 28 dias", revelou Fábio. A prefeitura de Pontalina ainda não se manifestou sobre o caso.

 

 

O estado de Goiás já recebeu, até o momento, 1.370.130 doses de vacinas contra a Covid, sendo 1.110.680 foram da CoronaVac e 259.450 da Oxford/AstraZeneca, onde 638.507 foram utilizadas como primeira aplicação e 185.428 para o reforço.

 

 

Especialistas informam que a segunda dose das vacinas contra a Covid é essencial para completar a imunização e ficar devidamente protegido. "Os dados que temos mostram que a pessoa fica resguardada com duas doses. Se ela toma só uma, não completou o esquema e não está vacinada adequadamente", explica a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, a médica Isabella Ballalai.

 

 

(Com informações do G1)  

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: