quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Doações de sangue caem 40% no Hospital de Câncer Araújo Jorge em Goiânia (GO)

POR | 02/08/2020
Doações de sangue caem 40% no Hospital de Câncer Araújo Jorge em Goiânia (GO)

Reprodução/TV Anhanguera

A

Através de um levantamento interno feito no Hospital de Câncer Araújo Jorge, em Goiânia (GO) que atende pacientes de todo o Estado e as vezes até de fora, foi constatado que as doações de sangue diminuíram 40% por conta do isolamento social, situação que vem deixando os profissionais da unidade preocupados, pois o estoque de bolsas de sangue já está quase zerado.

 

A direção do hospital explica que a maior preocupação está relacionada aos pacientes que já são do grupo de risco, como, por exemplo, os oncológicos. Em razão de o câncer atingir a medula óssea, o sistema imunológico fica, consequentemente, comprometido. Além disso, a unidade também atende diabéticos, hipertensos e cardiopatas.

 

Ainda segundo o levantamento, dos 160 pacientes internados na unidade, pelo menos 45 dependem do banco de sangue. Somente o setor de hematologia, cerca de 90% dos pacientes precisam, em algum momento, de transfusão sanguínea.

 

Esperançosa por um aumento nas doações, a direção do hospital afirma que está tomando todos os cuidados com os doadores, para evitar contaminações por coronavírus. Antes da doação, o voluntário passa por uma entrevista para avaliação de seu estado de saúde. Se aprovado, é feito o agendamento da doação.

 

Requisitos para doar:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
Menores de 18 anos só doam mediante apresentação de formulário de autorização;
Pesar no mínimo 50kg;
Ter dormido pelo menos 8 horas nas últimas 24 horas;
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: