quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Discurso de renovação de Pedro Paulo não se sustenta nos números

POR Jornal Somos | 28/11/2018

Candidato à presidência da OAB-GO, mente ao dizer que 75% de seus aliados representam renovação. O número real é 38%

Discurso de renovação de Pedro Paulo não se sustenta nos números

Reprodução

P

Pedro Paulo de Medeiros, da Nova OAB, superestima os números ao falar de renovação 

 

Na reta final da campanha para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), o candidato Pedro Paulo de Medeiros, o Pepê, que encabeça a chapa Nova OAB, vem endossando um discurso de renovação. Na manhã desta terça-feira (27), no debate em uma rádio de Goiânia, o presidenciável pela Nova OAB disse que sua chapa “oportunizou a candidatura de 75% de novos integrantes que nunca participaram de qualquer gestão da Ordem”. O discurso, entretanto, não procede.

 

Por uma análise da composição da chapa de Pedro Paulo tem-se que, das 108 pessoas que a compõem, 68 já participaram de alguma Comissão da Seccional goiana, o que representa 63% do total dos aliados de Pepê. Quanto à renovação de 75%, endossada pelo candidato, o número real de integrantes que jamais compuseram os quadros das comissões da OAB é de apenas 38%. Isso significa que, dos 108 integrantes da chapa, somente 40 significam renovação.

 

Mesmo peso, mesma medida

 

Para a contagem desses números foram considerados não somente os postos atrelados à diretoria e aos conselhos da Ordem, mas também os cargos nas 75 comissões da OAB-GO. A advogada Eliane Simonini explica os motivos de ser necessário considerar, na formulação dos dados, os mais de 3 mil advogados das Comissões.

 

“Pedro Paulo e os seus aliados também se referem às Comissões, considerando-as, quando dizem que nossa chapa é composta por sócios e amigos. Ao considerar esse grupo vasto das comissões – cerca de 3.300 pessoas –, ele constrói o discurso da panela, que é absolutamente inverídico, sobre os aliados de Lúcio Flávio”, ponderou Eliane Simonini, que é candidata à reeleição ao cargo de conselheira seccional, pela chapa Pra frente OAB!, encabeçada por Lúcio Flávio.

 

De acordo com a advogada, é necessário usar os mesmos critérios na campanha à presidência da Ordem em Goiás. “Quando os nossos adversários consideram todo o raio das comissões para dizer, de forma irreal, sobre aquilo que eles chamam de ‘panelocracia’, é justo que nós usemos a mesma baliza: é nesse sentido que o discurso da renovação não faz sentido e é, como de praxe nessa campanha de Pedro Paulo, apenas eleitoreiro. Afinal, 63% da chapa Nova OAB já teve atuação dentro da Ordem”, ponderou.

 

As eleições para a presidência da Seccional vão ocorrer na próxima sexta-feira, 30 de novembro. Concorrem ao pleito, além de Lúcio Flávio e Pedro Paulo, a chapa OAB Pra Você, encabeçada por Alexandre Caiado.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: