sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dicas de segurança para produtores rurais dadas pela Delegacia de Repressão de Crimes Rurais

POR Jornal Somos | 18/07/2022
Dicas de segurança para produtores rurais dadas pela Delegacia de Repressão de Crimes Rurais

wirestock/freepik

P

Para este mês de julho, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais, publicou algumas dicas de segurança para produtores rurais de Goiás. O intuito das dicas, segundo a corporação, é conscientizar esse grupo de pessoas sobre os roubos e furtos, e oferecer formas de se protegerem. 

 

Segue abaixo as dicas:

 

Fiscalizar as cercas da propriedade

A polícia orienta, que o pecuarista tenha sempre funcionários realizando constante vigilância nas cercas da propriedade. Pois já houve registros de furtos onde as cercas eram cortadas e emendadas após a transposição do gado, com isso o pecuarista leva um grande tempo para perceber a ausência dos animais. 

 

Contagem do rebanho

É necessário realizar constantemente a contagem do rebanho, pois em casos como o citado acima, o pecuarista consegue dar falta dos gados e acionar as autoridades o quanto antes.

 

Rastreabilidade 

A polícia orienta brincos eletrônicos nos gados e a instalação de circuito fechado de televisão na entrada, nos currais, nos acessos laterais e galpões. 

 

Recomenda-se que os produtores invistam em rastreadores para os maquinários, que apesar de ter um custo para aquisição apresenta grande utilidade na recuperação do bem.  

 

Ter um relatório de movimentação coerente

Registros de movimentações incoerentes, também conhecidos como “gados de papel” ou “gado virtual” podem dar abertura para lavagens de dinheiro. O criminoso cria um saldo fictício de animais na propriedade, para conseguir explicar o valor obtido ilegalmente. 

 

Não emprestar a inscrição estadual

O produtor não deve emprestar a inscrição estadual e nem o seu saldo na Agrodefesa, pois pode responder por crime de falsidade ideológica.

 

Vigie a propriedade e tenha controle sobre os frequentadores

Evite deixar a propriedade sem vigilância e procure saber da vida pregressa dos funcionários contratados.

 

Não estoque agrotóxicos  

Na visão dos policiais, realizar o estoque de agrotóxicos é um atrativo para a marginalidade que está sendo impulsionada pela escassez do produto no mercado. 

 

Discrição ao adquirir insumos

Ser discreto sobre os bens adquiridos para não atrair criminosos.

 

Guardar em local apropriado os maquinários e os insumos

Os maquinários e os insumos devem ser guardados em galpões ou próximos à sede. Nunca deixar próximo as vias de acesso da propriedade pois cria oportunidades para o agente delitivo cometer o crime. 

 

Fazer aquisições seguras 

A polícia considera importante que os fornecedores sejam de segurança e tenham notas fiscais. O mesmo vale para compra de máquinas agrícolas que tem que se atentar as documentações e o chassi. 

 

 

Para fazer denúncias sobre crimes rurais o número da Delegacia de Crimes Rurais é o (62) 3201-2610.

 

Para moradores de área urbana a Polícia Militar informa que para evitar transtornos e prejuízos, os moradores devem cuidar bem de bolsas mantendo elas fechadas, carteira e celulares sempre no bolso da frente. Ao entrar em um local com aglomeração é importante evitar tirar selfie, pois isso pode chamar atenção de gente mal intencionada.

 

(Fontes: MaisGoiás)

 

 

ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE POR EDUARDA LIMA E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: