terça-feira, 16 de abril de 2024

Goiás

Dia Nacional da Pecuária

POR Jornal Somos | 14/10/2019
Dia Nacional da Pecuária
H

Hoje, 14 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Pecuária, atividade que representa um dos principais pilares econômicos do nosso País.

 

O Brasil figura como um dos principais atores na produção e comércio de carne bovina no mundo, reflexo de um estruturado processo de desenvolvimento que elevou não só a produtividade como também a qualidade do produto brasileiro e, consequentemente, sua competitividade e abrangência de mercado.

 

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o estado de Goiás ocupa, hoje, a 6ª posição no ranking dos Estados com maiores Valores Brutos da Produção (VBP), e a tendência é a de que a produção pecuária em nosso Estado alcance níveis ainda maiores nos próximos anos.

 

As atividades deste setor possuem forte representatividade na geração de divisas para o País e impactam diretamente no saldo da nossa balança comercial.

 

O peso da atividade pecuária na economia nacional é inquestionável, e seus reflexos sociais são cada vez mais aparentes.

 

Em tempos difíceis como o que vivemos, é preciso que cada setor de nossa economia destine seus recursos e energias de maneira ainda mais consciente e assertiva. Um bom exemplo é o investimento em informação e tecnologia.

 

A história e o perfil produtivo em que a pecuária nacional se estabeleceu no passado (grandes áreas para exploração das pastagens, animais sem uma boa genética) fizeram com que a produção continuasse mesmo sem nenhum ou com baixíssimo emprego de tecnologia. 

 

Contudo, a pressão da agricultura pelo aumento da área de produção, a impossibilidade de abertura de novas áreas e a demanda crescente por produtos de origem animal têm pressionado nossa pecuária a buscar maior eficiência, o que demanda maior investimento tecnológico.

Junto à tecnologia, investir em conhecimento é peça-chave para o bom uso de técnicas que permitam melhorar a produção pecuária, como a eficiência de uso das pastagens e o bom uso de insumos.

 

Vivemos um cenário positivo para a pecuária no Brasil e o futuro para o setor é auspicioso.


Uma de nossas maiores forças motrizes, ela vem trazendo desenvolvimento econômico e social para milhares de pessoas há centenas de anos, e por muitos outros esperamos vê-la prosperar.

 

Ailtamar Carlos da Silva é advogado especialista em Direito Agrário; Pós-graduado em Direito Ambiental, Direito Administrativo, Direito Civil e Processo Civil. Sócio-fundador do escritório Ailtamar Carlos da Silva & Advogados Associados.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: