quarta-feira, 03 de julho de 2024

Dezembro Laranja: SES-GO disponibiliza consultas e exames para prevenção do câncer de pele

POR Thaynara Morais | 24/12/2022
Dezembro Laranja: SES-GO disponibiliza consultas e exames para prevenção do câncer de pele

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

G

Goianos de diversos municípios estratégicos podem realizar consultas e exames dermatológicos para a prevenção e o tratamento do câncer de pele.

 

A neoplasia, causada pela exposição excessiva aos raios ultravioletas é a mais comum no país e no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil são notificados por ano cerca de 175 mil novos casos desse tipo de neoplasia.

 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), estima que esse ano deve se encerrar com o diagnóstico de 9.380 novos casos de câncer de pele não melanoma. Destes, 4.440 em homens e 4.940, em mulheres.

 

Tipos de câncer

 

O câncer é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

 

Dezembro Laranja

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SOB) promove o Dezembro Laranja, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção ao câncer de pele.

 

De acordo com o coordenador de Oncologia da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Paulo Henrique Silva Costa, a exposição solar excessiva, sem proteção, pode provocar alterações celulares, levando ao desenvolvimento da doença.

 

Ele acentua que estão mais propensas as pessoas de pele clara, que têm muitas pintas e manchas, pessoas idosas, com histórico da doença na família e aquelas que se expuseram muito à luz solar.

 

Sintomas do câncer de pele

 

– Lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

 

– Pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

 

– Mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: