quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Depois de 14 anos, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) voltam a assumir na integralidade de uma banca examinadora para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Goiás. As provas práticas de direção veicular ocorreram em Inhumas ontem, quarta feira (27), e as teóricas, serão aplicadas amanhã, quinta feira, dia 29. Desde 2005, o trabalho vinha sendo realizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), sob a coordenação do Detran-GO.
De acordo com o gerente de habilitação do Detran-GO, José Osvaldo Carneiro, a economia final com essa mudança pode chegar até R$ 16 milhões para o orçamento estadual, já que era em torno desse valor o contrato assinado com a UEG para realização das atividades. Ele ainda acrescenta que até o final do ano, todas as unidades de banca examinhadora do estado deverão ter suas provas aplicadas pela equipe do próprio órgão.
O gerente ainda conta que para retomar a banca foi feito um cronograma de formação de profissionais. Também foi elaborado o roteiro de cidades que passarão a contar com avaliações exclusivamente feitas pela autarquia. Já em setembro, as bancas examinadoras dos municípios de Aragarças, Piracanjuba, Cristalina, Barro Alto, Piranhas, Iporá, Mineiros, Ipameri e Anicuns funcionarão no novo modelo.
Piloto
A banca prática em Inhumas conta com 108 candidatos à CNH para exames de quatro rodas e 46 para duas rodas. Para fazer a avaliação foram escalados 12 examinadores e dois coordenadores de banca. Esses examinadores passaram por atualização e treinamento recentemente e já atuavam como presidentes nas bancas realizadas pela UEG.
Inhumas foi o projeto-piloto da retomada das bancas examinadoras. A intenção é ir expandindo gradativamente até dezembro, quando todo o trabalho será feito somente pelo Detran-GO. No mês, também o contrato com a universidade se encerra. Segundo o presidente do Marcos Roberto Silva, a expectativa é que a medida gere uma economia de 50% para a autarquia, que, em 2018, repassou aproximadamente R$ 14 milhões à instituição de ensino.
Profissional
Para ser examinador, o servidor deve ter o curso específico, ser maior de 21 anos, possuir, no mínimo dois anos, de habilitação na categoria que pretende avaliar, e ter curso superior completo. Ele deve comprovar que não sofreu suspensão do direito de dirigir nos últimos dois anos e não cometeu nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Ele ainda passa por avaliação psicológica e de antecedentes.
O Detran-GO possui atualmente 230 examinadores em seu quadro de servidores. O número é suficiente para assumir as bancas examinadoras de prova de legislação de trânsito e de prática de direção veicular em todo Estado. Mesmo assim, já prepara curso para qualificar mais 40 profissionais. O novo módulo terá início em setembro.
Para fazer o curso de examinador, os servidores passarão por processo seletivo que exige diploma de nível superior, comprovação de capacidade técnica, certidão de nada consta da auditoria do Detran-GO e avaliação psicológica. Durante o curso, são ministradas disciplinas como mecânica, legislação, psicologia e didática.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.