quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O registro e o licenciamento de carros começaram a ter sua emissão pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) feitas pela internet. Dessa forma, a impressão dos documentos poderá ser realizada pelo motorista em sua própria residência. O novo sistema possui o objetivo de disponibilizar mais agilidade e reduzir os custos para os consumidores, mas sem perder a segurança.
Segundo o presidente do Departamento de Trânsito, Marcos Roberto Silva, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) estará disponível no site do Detran após a efetuação do pagamento dos impostos e das multas relacionadas ao automóvel.
O CRLV impresso terá um QR Code, dessa forma, ele valerá como um documento oficial. Entretanto, para aqueles que preferirem conforme o método antigo, o licenciamento ainda poderá ser enviado pelo Detran-GO mediante requerimento em uma agência física ou por meio do aplicativo do órgão nos smartphones.
A modificação na forma de emissão dos documentos irá reduzir os custos tanto para o cidadão quanto para o Departamento de Trânsito. “Essa mudança vai gerar uma economia para o cidadão no valor de R$ 48,08, no caso se precisasse tirar a segunda via. Agora, não vai ter mais essa cobrança de segunda via. Para o órgão, vai gerar uma economia de R$ 5,9 milhões”, afirmou Marcos Roberto.
Além disso, há uma expectativa em se agilizar os processos, uma vez que o documento será liberado aproximadamente duas horas após o pagamento dos impostos. “Aquelas pessoas que estão querendo viajar, elas pagam o documento, em duas horas o documento é liberado, ela imprime e pode viajar tranquilamente”, completou o presidente.
Para emitir o licenciamento, basta acessar o site do Detran de Goiás, procurar a aba “veículos” no menu e preencher as informações solicitadas, como a placa e o número do Renavam. Assim, o sistema irá gerar automaticamente o boleto para o pagamento da taxa de renovação do CRLV, isto é, do licenciamento GO 2020.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.