sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Detran-GO deve emitir a nova versão da CNH somente na quinta-feira (02/06)

POR Thaynara Morais | 31/05/2022
Detran-GO deve emitir a nova versão da CNH somente na quinta-feira (02/06)

© Ministério da Infraestrutura/Conselho Nacional de Trânsito

O

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) começa a emitir a partir desta quinta-feira (02/06), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)  com a nova identidade visual. A nova versão será impressa para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez a partir de junho.

 

 

 

Nos outros estados brasileiros a emissão do novo modelo deve ser nesta quarta-feira (01/06). No entanto, devido à necessidade de ajustes no sistema das gráficas para a impressão do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação, a emissão das CNHs em Goiás está suspensa do dia 30 de maio a 1º de junho em todo o estado.

 

 

 

A nova versão da CNH terá as cores em verde e amarelo, identificação das categorias com equivalência internacional e, no verso, texto em português, inglês e espanhol para facilitar a identificação dos condutores brasileiros em solo estrangeiro. No verso da CNH, além do QR Code o documento também terá código de leitura internacional de dados.

 

 

 

A categoria da CNH ficará visível na primeira coluna, junto à imagem do tipo de veículo para qual o condutor está habilitado. No canto superior direito do documento terá uma indicação por meio da letra P (se o condutor tiver apenas permissão para dirigir) e a letra D (se a CNH for definitiva).

 

 

 

Também terá um campo para indicar se o condutor exerce atividade remunerada e outro campo para anotação de possíveis restrições médicas. A nova CNH irá contar com mais dispositivos de segurança como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações.

 

 

 

Condutores que possuem o documento na versão antiga e que estão dentro do prazo de validade não precisam se preocupar, pois ele continuará válido até a data de vencimento para renovação.

 

 

 

 

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir no Brasil e também serve como documento individual de identificação em todo País.

 

 

 

 

A CNH está disponível na versão física e digital. O formato digital pode ser acessado somente através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado em aparelhos celulares com tecnologias Android e IOS.

 

 

 

 

(Com informações da Agência Brasil e do Governo de Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: