sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Detran de Goiás reassume exames para habilitação

POR Jornal Somos | 28/06/2019
Detran de Goiás reassume exames para habilitação
O

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás voltará a produzir e realizar os exames para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), inclusive para mudança de categorias, já a partir de julho. O contrato com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), instituição responsável pelos testes no Estado desde 2006, finalizaria no dia 9 de agosto, mas deve ser estendido até dezembro.

 

Entre a próxima segunda-feira e o fim deste ano haverá um período de transição, em que as bancas examinadoras serão retomadas aos poucos pelo Detran, enquanto o órgão passa a receber também a tecnologia utilizada nas provas.

 

O presidente do órgão de trânsito, Marcos Roberto Silva, afirmou que ainda não tem condições de assumir totalmente as bancas de CNH em julho em razão das tecnologias e regras que já estão incorporadas pelos profissionais da UEG.

 

“Tínhamos a opção de comprar essa tecnologia ou licitar para que alguém fizesse isso por nós, mas sairia muito caro. É mais fácil fazer esse período de transição com a UEG”, afirma.

 

A estimativa de Silva é de que, a partir de 2020, os custos para o Detran caiam para a metade do que é gasto atualmente.

 

 

Atualmente, a UEG conta com 212 professores/examinadores ativos para atender as demandas das bancas examinadoras em todo o Estado. Segundo a instituição, “os professores, após o fim do contrato, continuarão exercendo suas atividades acadêmicas nos Câmpus aos quais estão vinculados”. O presidente do Detran-GO afirma que há cerca de 300 examinadores como servidores efetivos do órgão aptos a ir a campo e realizar o trabalho. No entanto, a previsão é que o órgão passe a atuar no ano que vem em um modelo misto, como existe em São Paulo.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: