sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Secom-GO
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás anunciou nesta segunda-feira (16) medidas para estimular o aumento da aprovação de alunos de autoescola em provas práticas e teóricas. Segundo a autarquia, dos 609 Centros de Formação de Condutores (CFCs) que aplicaram exames práticos de direção em Goiás em 2024 (até 12 de dezembro), só 406 alcançaram pelo menos 60% de aprovação dos candidatos à habilitação, índice mínimo exigido pela legislação.
Um ranking dos CFCs com melhores resultados foi divulgado pelo Detran, que passa a monitorar e aplicar a lei aos que não atingirem o resultado desejado, ou seja, que tiverem menos de 60% dos alunos aprovados.
Segundo a resolução 789/2020 do Conselho Nacional da Trânsito, para renovar o credenciamento, os CFCs devem ter índice de aprovação de pelo menos 60% dos candidatos à obtenção, mudança ou adição de categoria.
Os CFCs que não atingirem o mínimo de aprovação por um período de três meses serão notificados e convidados a apresentarem propostas de melhorias. Caso o problema persista, a empresa poderá até ser descredenciada.
“O custo da habilitação é muito alto e fica cada vez maior se o candidato tiver que fazer vários retestes. Essa medida visa não só reduzir esse custo para aquele candidato, mas também melhorar o trânsito de forma geral, pois colocaremos nas ruas motoristas e motociclistas bem preparados. Toda a população sairá ganhando”, destaca o presidente do Detran, Delegado Waldir.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero