sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Antes de colocar o veículo na estrada, o condutor deve estar atento à manutenção, especialmente, às condições de freios, pneus e parte elétrica. Segundo o Atlas da acidentalidade no transporte brasileiro, o defeito mecânico é a quarta causa de acidente de trânsito no país. Em Goiás, a falta de prevenção com carro ou motocicleta figura no segundo lugar, conforme o estudo realizado pelo Instituto Volvo com dados da Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com a educadora e instrutora da Gerência de Formação de Condutores do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Regina Lúcia Siqueira da Costa, a necessidade de manutenção deve seguir a recomendação do fabricante. “Muitas pessoas dão uma ‘maquiada’ no veículo às vésperas de feriados ou férias com o intuito de passar por uma eventual fiscalização. Isso não é o ideal. A revisão deve priorizar a segurança viária para minimizar os riscos de imprevistos e, principalmente, para prevenir acidentes”, alerta.
Segundo o Atlas da acidentalidade, dos 128.348 acidentes registrados em rodovias federais em 2017, 5.403 tiveram como causa defeitos mecânicos. O motivo ficou atrás apenas da falta de atenção (42.461), não guardar distância de segurança (8.130) e de dirigir em velocidade incompatível com a via (6.024). Em Goiás, a manutenção deficitária teria provocado 429 sinistros, perdendo apenas para falta de atenção (1.744). O estudo aponta que ocorreram 4.367 acidentes em BRs no Estado.
A educadora orienta que o proprietário do veículo procure um mecânico de confiança para proceder a revisão antes de partir para as férias. Lâmpadas, freios, condições dos pneus e dos limpadores de para-brisa devem ter atenção especial. “Esses equipamentos vão garantir a visibilidade do condutor e a redução brusca de velocidade, caso seja necessária”, adverte.
O gerente de Fiscalização e Aplicação de Penalidades, major Daniel Rezende, alerta aos viajantes que o mau estado de conservação do veículo, além de aumentar a probabilidade de envolvimento em acidente, pode causar a retenção do mesmo. Nesse caso, a viagem é interrompida até que o problema seja sanado. Transitar com veículo defeituoso é infração grave, além de multa gera cinco pontos na CNH do proprietário.
Os condutores também devem se atentar à documentação, sua e do veículo. É obrigatório o porte do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH impressa ou digital). É recomendável também que se verifique a validade do documento nos dias que antecedem a viagem.
Confira os principais itens que devem ser checados antes de pegar a estrada:
- Óleos e fluídos do veículo
Verifique a data de troca do óleo. Aproveite e veja se há necessidade de substituir os demais fluídos como os dos freios e da direção hidráulica.
- Revise os pneus
Cheque o desgaste da borracha, quanto menores forem os sulcos dele, menor será a aderência do veículo a pista.
- Alinhamento e balanceamento
Procure um profissional e verifique esse item. Se necessário, realize o alinhamento e o balanceamento corretos no veículo.
- Verifique a suspensão
Suspensões com ruídos estranhos são perigosas, por isso, peça ao mecânico que cuide delas com atenção. Realize a troca de peças, caso seja necessário.
- Lâmpadas veiculares
Lâmpadas de faróis e lanternas queimadas, além de ocasionar em multas e pontos na CNH, diminuem a visibilidade, especialmente à noite.
- Sistema elétrico
Peça ao mecânico que ele avalie as condições de uso da bateria, o funcionamento do motor de partida, do alternador e dos fusíveis.
- Documentação do veículo e do condutor.
O CRLV é obrigatório, o licenciamento deve estar em dia. A validade da CNH também deve ser observada antes de pegar a estrada.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero