quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Deputado pretende fortalecer ensino superior de Goiás

POR Jornal Somos | 26/08/2019
Deputado pretende fortalecer ensino superior de Goiás
O

O deputado federal Zé Mário (DEM-GO) protocolou, no último dia 21, dois ofícios no Ministério da Educação em benefício das instituições de ensino superior do Estado de Goiás. Um desses ofícios propõe a criação de um Instituto Federal Goiano em Mineiros, enquanto o outro a importância de dar continuidade ao processo de emancipação das universidades federais de Catalão e de Jataí.

O deputado diz que embora Mineiros seja um município gerador de grandes riquezas para o estado, é carente em cursos técnicos e geração de tecnologias, o que dificulta a oferta de mão de obra qualificada para o setor do agronegócio, que é altamente tecnificado. A instalação de um IF Goiano na cidade tem como objetivo sanar a lacuna de qualificação técnica e promover mais desenvolvimento no município e seu entorno.

As universidades federais de Catalão e Jataí, já funcionam há mais de 30 anos, mas a desvinculação trará mais autonomia de gestão às instituições. O processo de emancipação, entretanto, continua em sua fase inicial. Zé Mário afirma que “as universidades estão dentro da Lei Orçamentária de 2019, com recursos orçamentários definidos e específicos, mas ainda não aconteceu a nomeação dos reitores e vices, o que impede o início do processo efetivo de emancipação”.

Esses ofícios protocolados no Ministério da Educação buscam trazer à atenção às necessidades das instituições de ensino superior do Estado de Goiás, as quais podem servir de plataforma para o desenvolvimento de regiões do interior do Estado.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: