sexta-feira, 29 de março de 2024

Deputado Estadual faz proposta de “bolsa arma” para mulheres vítimas de violência em Goiás

POR Ana Carolina Morais | 30/04/2020
Deputado Estadual faz proposta de “bolsa arma” para mulheres vítimas de violência em Goiás

Reprodução / Canal Ciências Criminais

A

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) irá discutir proposta elaborada pelo Deputado Estadual, Major Araújo (PSL), que pretende oferecer uma “bolsa arma” às mulheres vítimas de violência. Se aprovado, o auxílio terá o valor de R$ 2 mil. O objetivo é conceder um meio de defesa própria, pois segundo o parlamentar, as medidas de combate não estão surtindo efeito.

 

 

“A mulher precisa ter direito de se defender, pois, em muitos casos, além da superioridade física, o homem também está armado”, justificou o deputado. Alguns dos requisitos da proposta para aquelas que desejarem receber o armamento são ter mais de 21 anos, residir em Goiás, não ter passagem pela polícia, comprovar higidez psiquiátrica e psicológica e ter habilitação em tiro, que segundo o deputado, seria ofertada gratuitamente pelo Estado.

 

 

A coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado de Goiás, Gabriela Hamdan, criticou a iniciativa, afirmando que, normalmente, o cenário de violência doméstica é o domicílio conjugal, e ter uma arma no recinto, mesmo que de propriedade da mulher, pode possibilitar que o homem tenha alcance ao dispositivo e o utilize contra a vítima.

 

 

“Assim, a inclusão de uma arma de fogo nesse cenário (ainda que seja de propriedade da mulher), vai possibilitar que o homem também a tenha em seu alcance, aumentando, assim, as chances de uma agressão letal para a mulher. O que auxilia a mulher a sair dos índices de violência é o implemento de políticas públicas que possibilitem a sua inclusão no mercado de trabalho, escola para os filhos e uma política de abrigamento”, defendeu a coordenadora.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: