quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Goiás

Deputado chama exposição sobre religiões de matriz africana de 'demoniacas'

POR Marcos Paulo dos Santos | 06/11/2025
Deputado chama exposição sobre religiões de matriz africana de 'demoniacas'

Foto: TV Alego

U

Uma exposição sobre religiões de matriz africana e origens indígenas, instalada no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Goiânia, gerou polêmica nesta quarta-feira (5). O deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil) afirmou, durante discurso na tribuna, que as obras exibidas eram “demoníacas”.

 

“Hoje de manhã, ao chegar na Assembleia, eu me deparei, no saguão, com a exposição de ‘Tranca Rua’, ‘Pomba Gira’, ‘Exu’, ‘Preto Velho’, que, pelo menos nas igrejas que frequento, são espíritos do demônio. Com cabeça de vaca, com vela, com oferenda…”, declarou o parlamentar.

 

Amauri acrescentou que, embora diga respeitar todas as religiões, considera que a adoração a entidades como as representadas na mostra não tem “boa espiritualidade” e pediu que pastores da Casa realizassem uma oração para “afastar as coisas ruins”.

 

O presidente da Alego, Bruno Peixoto (União Brasil), afirmou respeitar todas as religiões e destacou que não cabe à presidência da Casa “concordar ou discordar das manifestações de fé”. Ele informou que a diretoria dialoga com o deputado Mauro Rubem (PT), responsável por solicitar o espaço para a exposição.

 

A mostra ocorre neste mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, e tem o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira e indígena.

 

Com informações de Mais Goiás.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: