quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Denúncias contra o médium João de Deus incluem crianças

POR Jornal Somos | 10/12/2018
Denúncias contra o médium João de Deus incluem crianças

Folhapress

O

O Ministério Público de Goiás informou neste domingo (9) que já havia investigações abertas desde junho deste ano para apurar suspeitas de abuso sexual pelo médium. Segundo a Promotoria, os novos casos que têm sido relatados à imprensa também serão apurados a partir desta segunda-feira (10).

 

Entenda o caso

Em entrevistas à uma emissora de TV, 12 mulheres acusaram o médium João de Deus de abusos sexuais, que teriam sido cometidos quando elas procuraram a cura espiritual na Casa de Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO), onde ele atende milhares de brasileiros e estrangeiros todas as semanas.

 

Segundo O Globo, 12 mulheres denunciaram que foram abusadas pelo médium-seis delas foram ouvidas pelo jornal. As mulheres que denunciam as agressões sexuais contam que foram escolhidas para consultas particulares, tratadas como se fossem especiais e levadas para um cômodo acessado por uma porta lateral do imóvel onde acontecem os atendimentos. O oferecimento de cristais após os abusos era prática comum, segundo os depoimentos.

 

De acordo com o relato das mulheres, o comportamento era parecido com todas, inclusive com crianças, e, por medo de represália, elas não divulgavam a história.

 

Em nota, a assessoria de imprensa do médium afirmou: "Há 44 anos, João de Deus atende milhares de pessoas em Abadiânia, praticando o bem por meio de tratamentos espirituais. Apesar de não ter sido informado dos detalhes da reportagem, ele rechaça veementemente qualquer prática imprópria em seus atendimentos".

 

O delegado de Corumbá de Goiás, área que responde por Abadiânia, Rodrigo Jayme, afirma que deve abrir uma investigação sobre os casos. “É um fato gravíssimo que precisa ser apurado. Vamos determinar à Polícia Civil local que empreenda diligências”, diz.

  

Segundo ele, nos últimos meses, a Polícia Civil local não recebeu denúncias contra o médium. Não há informações sobre registros em outras cidades.

 

A Federação Espírita Brasileira (FEB) divulgou na noite deste sábado uma nota condenando atendimentos individuais, como os denunciados por 13 mulheres que acusam o médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, de assédio sexual. De acordo com a nota, “o Espiritismo orienta que o serviço espiritual não deve ocorrer isoladamente, apenas com a presença do médium e da pessoa assistida”.

 

João de Deus é um médium muito conhecido no Brasil e no mundo por seus dons de cura e há mais de 40 anos mantém a casa espírita em Abadiânia. Famosos como Xuxa, Marcos Mion, Naomi Campbell, entre outros fazem parte da lista de atendimentos do médium.  A popularidade dele se espalhou fora do Brasil a partir de 1991, depois de um atendimento que fez à atriz americana Shirley MacLaine, supostamente curada de um tumor.

Em 2012, a apresentadora norte-americana Oprah Winfrey veio ao Brasil para conhecê-lo e gravar um quadro para seu programa “Super Soul Sunday”. Na ocasião, ela disse ter sentido "algo muito forte", "muito além do que esperava”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: