quinta-feira, 25 de abril de 2024

Decreto que estipula fechamento de serviços não essenciais é publicado por Goiânia e municípios da Região Metropolitana

POR Ana Carolina Morais | 27/02/2021
Decreto que estipula fechamento de serviços não essenciais é publicado por Goiânia e municípios da Região Metropolitana

Reprodução / A Redação

O

O decreto que estipula medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 e contornar a alta taxa de ocupação de leitos destinados à doença foi publicado, neste sábado (27), pela prefeitura de Goiânia e municípios da Região Metropolitana. A medida, que já havia sido adiantada na sexta-feira (26), estabeleceu o fechamento de serviços não essenciais e durará, incialmente, por 7 dias, começando na segunda (1°). A retomada de setores paralisados só poderá ser feita se os leitos de UTI permanecerem por 5 dias com ocupação máxima de 70%.

 

 

“Durará, de início, por sete dias, a partir de segunda-feira. O único gatilho técnico definido no decreto é que quando se tiver a taxa de ocupação dos leitos de UTI em no máximo 70% por cinco dias, poderá ser avaliada a retomada de alguns setores”, informou Durval Pedroso, secretário de Saúde de Goiânia.

 

 

Os termos do novo regramento foram estabelecidos de forma conjunta. A decisão foi informada no fim da tarde deste sábado (27) em coletiva de imprensa com o governador Ronaldo Caiado (DEM), o secretário de Saúde do estado Ismael Alexandrino, e os prefeitos das cidades envolvidas, como o prefeito de Goiânia Rogério Cruz e o prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha.

 

 

Entre as restrições estão o funcionamento de restaurantes, lanchonetes, panificadoras, padarias e confeitarias somente para retirada no local ou por delivery e o fechamento de igrejas e organizações religiosas que só poderão atuar individualmente com agendamento.

 

 

Na educação, as escolas particulares de ensino infantil, fundamental e médio continuarão funcionando, mas com o limite máximo de 30% da capacidade total da instituição. Já no caso de estabelecimentos públicos e privados de educação superior, o ensino será exclusivamente na modalidade remota. Os estágios, internatos e atividades laboratoriais das áreas da saúde estarão permitidos.

 

 

Alguns dos serviços que foram considerados essenciais são os estabelecimentos de saúde, os cemitérios e funerárias, os distribuidores e revendedores de gás e combustíveis, os supermercados, hipermercados, mercearias e atacadistas, hospitais e clínicas veterinárias, agências bancárias e casas lotéricas.

 

 

Sudoeste goiano

 

Além da capital goiana e sua região metropolitana, no sudoeste do Estado, a cidade de Santa Helena de Goiás também determinou algumas restrições visando o controle dos casos de Covid-19, como a reabertura do Hospital de Campanha do município com mais 15 leitos e a contratação de mais profissionais da saúde, o fechamento de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres a partir das 22h, o impedimento de colocação de mesas e cadeiras, por parte do segmento de bares e restaurantes, em praças, calçadas e ruas, bem como a adoção preferencial ao serviço de delivery.

 

 

“Nós estamos observando em nossa cidade o aumento das internações. (...) Vale ressaltar que o perfil dos internados não são idosos. (...) Nós tivemos uma mudança total no perfil das pessoas que estão sendo acometidas por coronavírus em nossa cidade. (...) São adultos e jovens abaixo de 35 anos. Isso nos mostra aonde nós estamos tendo problemas de contaminação”, justificou o prefeito de Santa Helena, João Alberto Rodrigues, em um vídeo publicado no seu Instagram.

 

 

(Com informações do G1 Goiás, O Popular, Mais Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: