sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

De ‘Olho na Bomba’ pode voltar a funcionar em Goiás

POR Jornal Somos | 21/11/2019
De ‘Olho na Bomba’ pode voltar a funcionar em Goiás

MPGO

O

O aplicativo Olho na Bomba deverá voltar a funcionar em breve com o objetivo de auxiliar os consumidores a comparar os preços de combustíveis praticados em todo o Estado de Goiás. Publicado na última segunda (18/11) pela Diretoria Legislativa da Casa, o projeto de lei 5788/2019 - encaminhado pelo governador Ronaldo Caiado - , prevê a retomada da ferramenta sob a gestão da Superintendência Estadual de Proteção aos Direitos do Consumidor - o Procon Goiás.

 

De acordo com o superintendente Wellington de Bessa, o órgão possui capacidade técnica, operacional e financeira para assumir o gerenciamento da tecnologia, que proporcionava economia aos consumidores na hora de abastecer e possibilitava que eles realizassem pesquisas e fizessem denúncias em casos de irregularidades, atuando como verdadeiros “fiscais, ao monitorarem os preços do etanol, da gasolina e do óleo diesel. Simultaneamente, ainda informavam a divergência de valores em tempo real.

 

Desde que o aplicativo foi suspenso judicialmente, em 8 de julho deste ano, o Procon Goiás se mobiliza, com a ajuda de parceiros como o Ministério Público de Goiás (MP-GO), Procuradoria Geral do Estado de Goiás (PGE-GO),a Secretaria de Estado da Economia, a Universidade Federal de Goiás (UFG), para discutir a retomada da plataforma. Vale ressaltar que o MP-GO concordou em ceder a base de dados da plataforma para o órgão de defesa do consumidor.

 

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eduardo Prado, por sua vez, também participou das discussões, demonstrando interesse de articular, junto à Casa de Leis, pela aprovação do projeto de retorno do aplicativo.

 

 

A minuta do projeto de lei foi elaborada pela PGE. “O modelo continua praticamente nos mesmos termos, com os proprietários de postos obrigados a prestar as informações instantaneamente e os consumidores de olho na veracidade das informações. A novidade é que a gente possa incluir também a Secretaria de Economia para que os consumidores possam comparar os preços também fornecidos pelo órgão. O objetivo é trazer ainda mais melhorias para o aplicativo”, afirma o superintendente do Procon Goiás.

 

Para se ter uma ideia da importância do aplicativo e de sua utilidade enquanto meio de prestação de serviço aos consumidores, quando suspenso, ele já contava com mais de 400 mil downloads e uma média diária de 17 mil acessos, segundo dados da UFG.

 

 

O ´Olho na Bomba` foi desativado em função de medida cautelar que suspendeu a eficácia da Lei n. 19.888/17, que obrigava os postos de combustíveis a comunicar imediatamente ao MP-GO todas as alterações de valores cobrados, sob pena de multa. Caso o consumidor encontrasse alguma divergência de preço entre o valor exposto no aplicativo e o valor cobrado pelo posto, tinha a opção de denunciar pelo próprio aplicativo.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: