sexta-feira, 19 de abril de 2024

Curso de fruticultura do maracujá do Senar Goiás desperta produtores para o mercado da fruta

POR REDAÇÃO | 20/06/2021
Curso de fruticultura do maracujá do Senar Goiás desperta produtores para o mercado da fruta

Imagem de Richard Revel por Pixabay

A

A terra de Goiás é muito favorável para o cultivo do maracujá. Por isso é escolhido por muitos produtores, inclusive da agricultura familiar, especialmente para a venda e produção de polpas. O Senar Goiás oferece vários cursos voltados para a fruticultura e entre eles se destaca o de cultivo do maracujá. Acesse: https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/agricultura/fruticultura-maracuj.

 

 

E para quem já tem uma planta dessa família no quintal, veja uma curiosidade com o Lucimar Andrade que  é instrutor de fruticultura e horticultura do Senar Goiás.

 

 

Polinização do pé de maracugina

A Aparecida Oliveira tem um pé de maracugina no jardim da chácara, que fica em Bela Vista de Goiás. As ramas da planta estão sempre verdes e viçosas. Muitas flores também desabrocham, mas logo caem. Até hoje um único fruto se formou e logo caiu, antes mesmo de se desenvolver. Ela ouviu dizer que é preciso ter outro pé por perto para que as abelhas possam polinizar as flores. Isso é verdade? O que poderia fazer para ter produção?

 

 

Verdade!

O maracujazeiro é uma planta auto-incompatível, ou seja, ela não se poliniza. Portanto, para que haja polinização e, consequentemente, o crescimento dos frutos, é preciso plantas com genótipos diferentes, uma do lado da outra. Para isso, deve-se plantar mudas de maracugina, que não sejam da mesma genética da que está plantada e cultivada, ao lado da que já está florescendo. Assim, quando as duas tiverem flores, os insetos polinizadores poderão fazer o cruzamento entre elas, ocorrendo a polinização e o surgimento de frutos. O maracujá é uma planta que não cruza com ela mesma e não cruza com plantas irmãs, portanto a melhor alternativa é você plantar uma segunda planta nesse espaço.

 

 

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: