terça-feira, 16 de abril de 2024

Goiás

Cuidado na hora de comprar peixes!

POR Jornal Somos | 18/04/2019
Cuidado na hora de comprar peixes!
C

Com o período da Quaresma e a proximidade da Semana Santa, o consumo e venda de peixes, seja de água doce ou salgada, ficam aquecidos. A gerente de Vigilância de Produtos da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES),Eliane Cruz, afirma que comer pescados é saudável e saboroso, mas pode trazer danos à saúde se não forem de boa procedência e acondicionados da forma adequada para o consumo.

 

Ela alerta que as pessoas devem ter cautela na hora de comprar peixes. “Este é um tipo de alimento muito sensível, por isso devem-se ter alguns cuidados na compra, preparo e no armazenamento”, afirma Eliane. Na hora de comprar peixes frescos, por exemplo, é importante observar determinados fatores. Os olhos do peixe devem ser transparentes e brilhantes, como se ele ainda estivesse vivo. “Quando o peixe fica muito tempo no gelo, ele fica com os olhos achatados e sem brilho e isso é um sinal importante de que aquele pescado não será ideal para o consumo humano”, diz a gerente.

 

Caso o consumidor opte por peixes congelados é preciso verificar se o produto é inspecionado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e está armazenado na temperatura adequada, conforme informado pelo fabricante na embalagem. “Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos”, explica a gerente da SES.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: