quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Na Semana do Farmacêutico, quando se comemora o Dia Nacional do Farmacêutico (20/01), o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), em nome de todos os farmacêuticos, vem a público reforçar seu compromisso com a sociedade. Conte com a gente! Estamos na luta contra o novo coronavírus e seguimos trabalhando com determinação e força!
Nunca a sociedade precisou tanto do farmacêutico. Por isso, esta semana lançamos a campanha: Conte com a gente! O farmacêutico está na linha de frente de combate à pandemia. Estamos bem perto de você, em todas as farmácias e drogarias. Não é preciso marcar hora ou pagar para consultar um farmacêutico. Por lei, toda farmácia deve oferecer a orientação de um profissional farmacêutico durante o seu horário de funcionamento. Por isso, as farmácias são estabelecimentos de saúde.
O farmacêutico também está nas indústrias, pesquisando, desenvolvendo e cuidando da produção de medicamentos e vacinas; nos laboratórios de análises clínicas, realizando exames para diagnosticar o novo coronavírus; nas universidades, ensinando e pesquisando novas tecnologias para o combate e prevenção da covid-19; nas farmácias públicas e hospitais, dispensando medicamentos, orientando pacientes e apoiando médicos; nas empresas de logística e distribuição, assegurando que os medicamentos sejam transportados de forma segura, obedecendo os limites de temperatura e padrões de qualidade; nas agências de vigilância sanitária, fiscalizando, avaliando e certificando medicamentos e vacinas.
“Por isso, conte com a gente! E acredite também!”, conclama Lorena Baía, presidente do CRF-GO. O farmacêutico participa de todo o ciclo de produção de vacinas, desde a pesquisa, desenvolvimento, fabricação até a logística de distribuição e pode afirmar com propriedade. Conquistamos a maior vitória da ciência dos últimos séculos, com a descoberta da vacina contra o novo coronavírus em tempo recorde. Ela é segura e indispensável para que possamos conter essa tragédia que já ceifou mais de 200 mil vidas no Brasil e 2 milhões no mundo.
Somente a adesão da população às vacinas, aliada à manutenção das medidas de prevenção de contágio da doença, como a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social, podem conter o vírus Sars-CoV-2. Conte com a gente para esclarecer a eficácia da vacina, divulgar seus benefícios e defender a ciência. Conte com a gente para salvar vidas!
(Com informações da Ascom/CRF-GO)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.