quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Foto: Reprodução Polícia Civil
Entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, a Polícia Civil de Goiás, por meio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3), integrou a Operação Onipresente na Terra Indígena Sararé, no Mato Grosso, em apoio ao Grupo Especializado de Fiscalização do Ibama. A ação teve como objetivo desarticular organizações criminosas envolvidas na exploração ilegal de ouro.
Durante a operação, as equipes destruíram 59 escavadeiras hidráulicas e quatro tratores de esteira, inutilizaram 17 caminhões e tratores usados na logística do garimpo, além de 91 motores estacionários e dois geradores de energia. Também foram desativados 113 acampamentos ilegais e apreendidos mais de 3.500 litros de óleo diesel, 7,8 kg de mercúrio, armas de fogo, munições e motosserras.
Segundo estimativas, o impacto financeiro para as organizações criminosas ultrapassa R$ 50 milhões, enfraquecendo de forma significativa a infraestrutura e a capacidade operacional do garimpo ilegal na região.
A CORE/GT3 foi acionada devido à sua expertise em missões de alta complexidade e à sólida parceria com o Ibama, construída ao longo de mais de 15 anos de operações conjuntas em diferentes partes do país.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Prisão aconteceu em Minas Gerais durante a operação Reditus