quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Consórcio que Goiás participa pede à Anvisa extensão de decisão quanto Sputnik V

POR | 08/06/2021
Consórcio que Goiás participa pede à Anvisa extensão de decisão quanto Sputnik V

Imagem: Governo Federal/Agência Brasil

O

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central pediu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que estenda aos seus estados-membros a decisão dada na última sexta-feira (04/06) que autorizou a importação da vacina Sputnik V pelo Consórcio do Nordeste. No mesmo relatório foi dada a autorização de importação também à Covaxin. (clique e leia mais) O Consórcio Central inclui Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, e até o momento negociaram a compra de aproximadamente 28 milhões de doses da vacina russa contra Covid-19.

 

 

Entretanto, a negociação só será efetivada após a autorização de uso pela Anvisa. Segundo informou o vice governador do DF, Paco Britto, em suas redes sociais, a solicitação foi feita na manhã de ontem e uma reunião foi marcada às 10h desta terça-feira para tratar da “aquisição excepcional” de vacinas.

 

 

É importante entender, no entanto, que a Agência não concedeu autorização para uso emergencial ou aprovação aos imunizantes. Em relação à Sputnik, as principais condições para o uso de suas doses preveem pontos como:

 

  • importação somente de vacinas das fábricas inspecionadas pela Anvisa na Rússia (Generium e Pharmstandard UfaVita);
  • obrigação de análise lote a lote que comprove ausência de vírus replicantes e outras características de qualidade;
  • e notificação de eventos adversos graves em até 24 horas – sendo que as notificações de eventos adversos serão analisadas pelas áreas de Fiscalização e Monitoramento da Anvisa.

 

 

Também há limitação de vacinação de, no máximo, 1% da população de cada um dos estados requerentes. Se a mesma regra for aplicada a Goiás, aproximadamente 72 mil goianos poderão ser vacinados com a Sputnik V.

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: