sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Conab estima perdas na produção do milho 2ª safra em Goiás

POR REDAÇÃO | 13/05/2021
Conab estima perdas na produção do milho 2ª safra em Goiás

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

E

Em seu 8º levantamento da safra 2020/21, divulgado na manhã desta quarta-feira (12), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe novos números da produção brasileira e goiana de grãos.

 

 

De acordo com o novo levantamento a produção brasileira deverá alcançar 271,7 milhões de toneladas, este valor, apesar de ser 14,8 milhões de toneladas maior que a safra passada, registrou um corte de 1,1 milhão de toneladas frente a estimativa de abril.

 

 

Da mesma forma que no cenário nacional a Conab reduziu a safra goiana em 579 mil toneladas. Assim, a produção de grãos em Goiás está agora estimada em 27,3 milhões de toneladas. Caso se confirme, a safra 20/21 no estado será 0,8% menor que o ano agrícola passado. 

 

 

O grande motivador das quedas produtivas no cenário nacional e em Goiás é o milho segunda safra. No Brasil, a estimativa aponta uma redução de 2,8 milhões de toneladas na produção do milho safrinha, quando comparado com a previsão de abril. Já no cenário goiano, a queda nesta modalidade de cultivo alcança 582 mil toneladas. 

 

 

Tal situação retrata a dificuldade climática por que passa a safrinha brasileira. Com a grande parte da 2ª safra de milho sendo semeada em atraso e a escassez de chuva no mês de abril, a expectativa é que a redução na produção seja ainda maior nos próximos levantamentos.

 

 

É importante relatar ainda o corte feito pela Conab na estimativa de produção de feijão 3ª safra em Goiás de 18% em comparação ao levantamento de abril. Tal corte tem como explicação a redução da perspectiva de plantio de área desta modalidade.

 

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: