quinta-feira, 18 de abril de 2024

Comitê de Gestão da Agropecuária de Baixo Carbono é instituído pelo Governo de Goiás

POR Ana Carolina Morais | 25/06/2021
Comitê de Gestão da Agropecuária de Baixo Carbono é instituído pelo Governo de Goiás

Divulgação / Governo de Goiás

O

O Comitê Estadual de Gestão da Agropecuária de Baixo Carbono e Sustentável de Goiás (ABCS) foi instituído, dentro do Plano Estadual de Mitigação/Adaptação às Mudanças Climáticas e Sustentabilidade na Agropecuária, por meio de publicação do Decreto n° 9.891/21, nessa semana, feita pelo Governo de Goiás no Suplemento do Diário Oficial do Estado.

 

 

O objetivo da iniciativa é estabilizar uma economia de baixa emissão de carbono que respeitando o tripé da sustentabilidade (ambiental, econômico e social), de forma a possibilitar o aumento e fortalecimento de ações sustentáveis dentro do setor agropecuário.

 

 

O Comitê, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), terá como responsabilidade o desenvolvimento do Plano em Goiás. De acordo com Tiago Mendonça, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria estabelecerá metas e programas para colocar em prática projetos estruturantes, bem como as atividades e ações voltadas à difusão e aplicação das decisões que forem tomadas pelo ABCS.

 

 

“O foco será um trabalho integrado, sob a coordenação da Secretaria, que possa trazer resultados positivos para o setor agropecuário e toda a sociedade. O Comitê tem um papel fundamental de articulação, promovendo discussões junto à sociedade de temas ligados às políticas públicas ambientalmente sustentáveis para o Estado de Goiás”, explica Mendonça.

 

 

O Comitê é formado por representantes da Seapa e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); Superintendência Federal de Agricultura e, Goiás (SFA/Mapa); Superintendência Estadual do Banco do Brasil em Goiás; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão); Universidade Federal de Goiás (UFG); Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás); Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg); e Grupo Associado de Agricultura Sustentável e Rede Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta.

 

 

Estão nos objetivos do Plano a redução da emissão e aumento do sequestro e fixação de fases de efeito estufa na agropecuária goiana e o incentivo ao uso de tecnologias sustentáveis e inovações, também na agropecuária, de forma a auxiliar na preservação do meio ambiente nativo com o pagamento de serviços ambientais e desenvolvimento do microclima, do macroclima, do solo e dos recursos hídricos.

 

 

(Com informações da Comunicação Setorial da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) - Governo de Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: