terça-feira, 16 de abril de 2024

Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais lança campanha "Não Abandone seu Melhor Amigo"

POR Jornal Somos | 13/12/2019
 Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais lança campanha

OAB/Goiás

C

Com o objetivo de alertar a população sobre o aumento de casos de abandono de animais durante as festas de fim de ano, a Comissão Especial de Proteção e Defesa Animal (CEPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lançou a campanha “Não Abandone seu Melhor Amigo”.

 

De acordo com Pauliane Mascarenhas, presidente da comissão, os casos de abandono aumentam nesta época do ano. “As famílias saem de viagem e não tendo com quem deixar seus animais, acabam abandonando. Animais não são coisas, são vidas. Antes de adquirir um animal de estimação pense em todas as consequências, nos cuidados necessários e caso não possa tê-los não os adquira ou adote”, afirma.

 

A presidente da comissão ressalta que o abandono é crime no Brasil, previsto no artigo 32 da Lei federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).  “Além disso, animais doentes constituem riscos de zoonoses para outros animais e pessoas, em um ciclo que acaba demandando atenção e consequentemente maior gasto de recursos públicos. Abandonar animais é cruel, não é bom nem para os animais nem para as pessoas.”

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, no Brasil, cerca de 30 milhões de animais são abandonados, sendo 20 milhões cachorros e 10 milhões gatos, e nesse período de férias os abandonos aumentam.  

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: