sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Comissão da Faeg debate demandas de criadores de equinos

POR Jornal Somos | 26/06/2019
Comissão da Faeg debate demandas de criadores de equinos
A

A Comissão de Eqüideocultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), se reuniu nesta semana para discutir as demandas mais recentes da área. Entre elas a necessidade de levantamento dos eventos com equídeos que ocorrem no estado, bem como a relevância de contribuição à atividade e ao município local.

 

Também foi debatida a legislação do controle da Anemia Infecciosa Equina e do Mormo, colocando a necessidade de avanço com as exigências e de levar informação aos produtores para evoluir com os controles no transporte, exames, saneamento, entre outros.

 

Foi apresentado ainda pelo técnico da SFA-GO/MAPA, Edinilson Vieira Silva, Auditor Fiscal Federal Agropecuário e médico veterinário, o balanço do Programa Nacional de Sanidade em Equídeos (PNSE). Foram mostrados os resultados dos exames de animais e destacados os casos de positivos e negativos para as duas enfermidades (Anemia Infecciosa Equina e do Mormo). Levantou-se também a necessidade de ações mais direcionadas, principalmente relacionadas  aos estudos epidemiológicos para saber de fato a presença das doenças no estado, executar ações de controle  e estimular mais os negócios da atividade.

 

Também foi solicitada da Agrodefesa e da Sefaz, em nível de urgência, a disponibilização da emissão de guia de trânsito animal (GTA) e Nota Fiscal de forma "on line", via Sistema da Agrodefesa, aos produtores.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: