sábado, 23 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Neste dia 1º de maio, domingo, começa a 1ª etapa 2022 da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, a ser realizada no período de 1º a 31 de maio, conforme estabelece a Portaria nº 192/2022, já publicada no Diário Oficial do Estado.
Para este ano o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), divulgou o novo formato (normas, diretrizes e procedimentos). Isso porque Este ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inverteu a estratégia de vacinação, priorizando a imunização de bovinos e bubalinos até 24 meses na etapa de maio e, em novembro, todo o plantel de animais. A medida abrange todos os Estados que integram o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE/PNEFA), quais sejam, além de Goiás, também Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
A Portaria nº 192 estabelece normas também para a vacinação compulsória contra a raiva dos herbívoros (bovinos, bubalinos, equídeos, muares, asininos, caprinos e ovinos) em 121 municípios considerados de alto risco para a doença. Neste caso, devem ser imunizados todos os animais com até 12 meses de idade.
A projeção da Agrodefesa é que sejam vacinados 6 milhões de animais contra a raiva e aproximadamente 11 milhões de bovinos e bubalinos da faixa etária de zero a 24 meses contra a Febre Aftosa.
Mais informações entre em contato com a Unidade da Agrodefesa da região, ou através do telefone (62) 3201-3546.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Recomendação foi feita após incidente entre as torcidas organizadas de Palmeiras e Cruzeiro