quinta-feira, 18 de abril de 2024

Goiás

Combate ao Aedes aegpyti em Goiás mobiliza equipes de variados órgãos e tecnologias

POR Thais Cabral | 21/12/2021
Combate ao Aedes aegpyti em Goiás mobiliza equipes de variados órgãos e tecnologias

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

C

Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), equipes de Controle de Vetores da Vigilância em Saúde (Suvisa) e Regionais de Saúde e outras equipes foram mobilizadas pelo Governo de Goiás, para vistoriarem áreas de grade risco de focos de mosquito Aedes Aegpyti. Isso, porque houve um aumento de casos, de doenças que são transmitas pelo mosquito, em recorrência a temporada de chuvas. 

 

 

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, esses pontos estratégicos nos municípios são locais como marquises de quadras poliesportivas, borracharias, ferros-velhos e depósitos em geral que, com acúmulo de água das chuvas, se transformam em grandes criadouros de mosquito.

 

 

 

“A vigilância em saúde emitiu alerta recente sobre o aumento de casos das arboviroses, dengue, zika e chikungunya no Estado, com especial preocupação sanitária para a chikungunya, que tem tido elevação no número de casos este ano e é uma doença debilitante que pode deixar sequelas nas pessoas acometidas”, explica Alexandrino.

 

 

 

As equipes têm percorrido vários desses pontos em cidades do interior, juntamente com agentes de endemias, agentes comunitários e servidores das prefeituras municipais atendidas. “Nosso apoio às prefeituras é técnico-orientativo, com capacitações e educação continuada, além do suporte operacional, com fornecimento de insumos, tais como bombas costais, inseticidas, larvicidas, exames diagnósticos, medicamentos e até veículos para nebulização”, enumera a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim

 

 

 

“Estamos nessa parceria muito importante com o Corpo de Bombeiros na busca de identificar e eliminar os grandes criadouros. As prefeituras devem desenvolver ações posteriores junto à população”, acrescenta Flúvia, que convoca toda a população a ajudar na eliminação de quaisquer depósitos de água, por menores que sejam.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: