sexta-feira, 19 de abril de 2024

Com hortas urbanas e compostos orgânicos feitos com resíduos de feiras livres, Faeg Jovem de Trindade vence concurso 2021

POR Jornal Somos | 08/11/2021
Com hortas urbanas e compostos orgânicos feitos com resíduos de feiras livres, Faeg Jovem de Trindade vence concurso 2021

Imagem: Divulgação/Sistema Faeg/Senar/Ifag/Fredox Carvalho

A

A premiação aconteceu neste domingo (07/11), durante o Encontro Estadual de Jovens Lideranças do Agro promovido pelo Sistema Faeg Senar, que celebrou as ações dos grupos de Faeg Jovem no estado.

 

 

“No meio de uma pandemia vocês fizeram acontecer. Levaram alimentos a quem mais precisava. Cultivaram e incentivaram hortas urbanas, plantaram árvores, fizeram ações que garantiram a comida na mesa de milhares de pessoas”. Foi com essa definição que o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, abriu o Encontro Estadual de Jovens Lideranças do Agro. Em uma bela estrutura na Villa Cavalcare, em Goiânia, seguindo todos os protocolos de segurança, com comida farta, muita informação e música, o evento híbrido para comemorar e premiar os melhores trabalhos dos grupos de Faeg Jovem foi realizado.

 

 

500 integrantes, representando os 112 grupos de Faeg jovem, participaram presencialmente. Os demais membros acompanharam o evento por transmissão virtual. “Vocês são o principal elo da cadeia de empreendedorismo e sucessão familiar. Nós podemos colocar a atividade que for que vocês farão com sucesso e com isso todos nós ganhamos. Todos nós somos campeões”, afirmou Leonnardo Cruvinel, coordenador dos grupos de Faeg Jovem.

 

 

O Programa Faeg Jovem é uma ação do Sistema Faeg Senar que tem três pilares: liderança, empreendedorismo e sucessão familiar e propõe atividades aos grupos e mensura a execução, convertendo as atividades em pontos e classificando os grupos até realizar o Encontro Estadual de Jovens Lideranças do Agro com a premiação dos melhores trabalhos.

 

 

Em 2021, além da produção de alimentos nos centros urbanos e periurbanos, como hortas, árvores frutíferas e paisagismo em escolas, creches, hospitais, abrigos de idosos, praças e espaços públicos diversos, os jovens também tiveram apoio para desenvolver o empreendedorismo durante o processo.

 

 

Nós acreditamos que através do conhecimento, da educação, a sucessão familiar será aflorada. O Sebrae Goiás é um grande parceiro desse programa e continuaremos parceiros de instituições como esta  para sempre estimularmos o empreendedorismo  no campo”, destacou o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos  Lima Neto.

 

 

Nesse processo de qualificação durante as etapas de desenvolvimento das tarefas dos desafios propostos para os grupos de Faeg Jovem, a empresa Bayer participa pelo segundo ano consecutivo com destaque para a Lidera Bayer Faeg Jovem e "Academia de líderes do Agro”.

 

 

“Hoje 40% dos produtores usam a internet para a tomada de decisão.  Duas mil novas startups agrícolas entraram no mercado nos últimos dois anos.  A idade média dos produtores rurais hoje está na faixa dos 44 anos. E por isso esses jovens da Faeg Jovem, vão fazer parte dessa transformação. O agro está nas mãos de vocês, com o papel de acelerar essa jornada de acessibilidade, de transformação digital e de conversar com a sociedade urbana”, pontuou Malu Nachreiner, presidente do grupo Bayer no Brasil.

 

 

 

 Na programação os Jovens contaram ainda com a palestra do professor Dr. Fava Neves, com o tema: Brasil Potência Agroambiental: “O Fornecedor Mundial Sustentável de Alimentos, Bioenergia e Agroprodutos''. Tiveram também um bate-papo sobre marketing no agro com Cesinha e Salles Farias do @jovensdoagro.

 

 

Logo depois a festa continuou com o show “Encontro de Gerações da Música Sertaneja” de Almir Pessoa, Magno & Marciel e Lucas Reis & Thiago. Após as falas do presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela e do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Freitas de Mendonça, que representou o governador Ronaldo Caiado, subiu ao palco o presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal Zé Mário Schreiner. Ele é o principal idealizador do Programa Faeg Jovem.

 

 

"Desde o princípio quando pensamos na criação do Faeg Jovem, falamos do empreendorismo e os grupos nunca abandonaram isso. Além disso, destacamos o papel social de ajudar a quem precisa com diversas ações. A sucessão familiar vem como nosso grande incentivo para que vocês não sejam apenas herdeiros, mas deem continuidade ao trabalho da família. E por último, gostaria de destacar a formação de novas lideranças. Precisamos de novas pessoas e é por isso que vocês são diuturnamente preparados, inclusive para a política. Para isso é preciso coragem e isso eu vejo aqui em vocês", reforçou Zé Mário.

 

 

O evento foi finalizado com a premiação dos 10 grupos destaque de Faeg jovem que estimularam a agricultura urbana para combater a fome, a sustentabilidade e a solidariedade.

 

 

O 1° lugar ficou com o grupo Faeg Jovem de Trindade. Como prêmio, cada integrante do grupo levou um Notebook, além de Missão Técnica no Nordeste, em Brasília, e um curso de viola. Seguiram com o 2° lugar Rubiataba, 3° Baliza 4° Jussara, 5° Caiapônia. Os integrantes foram premiados com Missão Técnica no Nordeste, em Brasília, e um curso de viola. Em 6° lugar ficou Jaraguá, 7° Itumbiara, 8° Santa Fé de Goiás, 9°Montes Claros de Goiás e 10° Goiânia. Como prêmio terão direito a Missão técnica em Brasília e um curso de viola.

 

Também foram premiados com troféus os destaques das regiões: Metropolitana-Trindade, Médio Norte- Rubiataba, Oeste-Baliza, Vale do Araguaia-Jussara, Centro Norte-Jaraguá, Sul-Itumbiara, Centro Leste- Gameleira de Goiás, extremo Sudoeste-Jataí, Leste-Cristalina, Nordeste-São Gabriel, Norte-Porangatu e Sudoeste-Santo Antônio da Barra.

 

Do 1º ao 50º lugar, todos os participantes desses grupos, poderão participar do curso de viola caipira à distância com Almir Pessoa.

 

 

Também estiveram presentes no evento Armando Leite Rollemberg Neto (1°vice-presidente administrativo da Faeg),  Claudinei Rigonatto (superintendente da Faeg), Manoel Soares de Castro Júnior (coordenador das Regionais e Planejamento do Senar Goiás), Arthur Toledo (presidente do IFAG), Marcelo Neves (diretor de negócios Cerrado Bayer), Rodrigo Roberto (gerente de agronegócio do Banco do Brasil), presidentes de Sindicatos Rurais, representantes das Federações de DF, MT, RJ, BA, SC, SE e RS, além de  outras lideranças.

 

Números das ações dos Grupos de Faeg Jovem

 

  • -5.000 cestas básicas para comunidades rurais vulneráveis.
  • - 317 Ações sociais, como doação de roupas, alimentos, refeições, brinquedos, materiais escolares, entre outros, beneficiando 28.922 pessoas
  • -Agricultura Urbana: 90 projetos desenvolvidos
  •  -Valor total arrecadado pelos grupos para realização do projeto (arrecadações e doações): R$ 261.000,00
  •  - Mais de 40 toneladas de alimentos produzidos na Agricultura Urbana;
  •  - Ações desenvolvidas em parceria com escolas, asilos, sistema penitenciário e instituições de assistência social diversas;
  •  - Utilização de recursos tecnológicos, com desenvolvimento de aplicativos e estratégias de gamificação.

 

 

Faeg: Comunicação Sistema Faeg/Senar

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: