quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Reprodução
Oito goianos estão entre os brasileiros que aparecem na lista de criminosos mais procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol.
Os nomes foram divulgados pelo “Red Notice” (“Aviso Vermelho” ou “Divisão Vermelha”), ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas pela Justiça para fins de extradição.
Atualmente, 96 brasileiros estão na lista da Interpol. Destes, 87 são homens. Alguns dos foragidos brasileiros não possui a especificação do estado em que nasceu. Entre 2014 e 2018, o diretório brasileiro da Interpol coordenou mais de 200 prisões de fugitivos internacionais no país.
O Aviso Vermelho não é um mandado de prisão internacional, mas lista indivíduos procurados por países membros da Interpol ou tribunal internacional.
Confira os nomes dos procurados:
– Wuandenberg Álvares Farias Silva, vulgo “Vandin” – 30 anos: Natural de Aruanã, é suspeito de envolvimento na morte do advogado Hans Brasiel, naquela cidade, em fevereiro de 2020. As investigações o apontam como o mandante do homicídio.
– Emílio Teixeira Campos – 53 anos: Natural de Anápolis, é procurado por lavagem de dinheiro obtido pelo tráfico de drogas. Emílio chegou a ser preso em 2009, por ser membro de uma quadrilha internacional, chefiada via celular por Leonardo Dias Mendonça, preso no Complexo Prisional de Goiás, que negociava até 4 toneladas de drogas por ano.
– Robson Cipriano Silva – 58 anos: Natural de Uruaçu, é procurado por roubo a mão armada, sequestro e cárcere privado.
– Renivaldo Figueiredo Lima – 52 anos: Natural de Campos Belos, é procurado por Estupro/Crimes sexuais contra menores.
– Rafael Araújo Guimarães – 33 anos: Natural de Goiânia é procurado tentativa de homicídio e lesão corporal grave.
– Sebastião Caixeta de Castro – 67 anos: Natural de Goiás, é procurado por invasão de residência, assalto e estupro.
– Gesse Diomar Mendes Barros – 65 anos: Natural de Araguaçu, é procurado por homicídio.
– Marlon Martins dos Santos – 43 anos: Natural de Ipameri, é procurado por abuso sexual de menores.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.