terça-feira, 03 de dezembro de 2024
Foto: Nação Agro
O mês de setembro que se inicia hoje (01) é conhecido por datas importantes para o produtor de soja. No dia 25, por exemplo, é o fim do período do vazio sanitário seguido do início do plantio das cultivares em todo o estado.
A medida fitossanitária, que teve o início em 27 de junho deste ano, é definida pela Instrução Normativa n.º 02 de 2022, regulamentada pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Ela estabelece que nenhuma espécie da planta da soja deve ser mantida viva ou desenvolvida e determina a racionalização do uso de fungicidas no campo para evitar o aumento da resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi, responsável por causar a ferrugem asiática.
O produtor deve ficar atento à data do término porque ela é diferente das datas de outros estados que fazem divisa com Goiás, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, por exemplo. Em caso de descumprimento das regras previstas pela legislação, o proprietário pode ser penalizado pela lei, com multa de R$ 250,00 por hectare, além de outras punições descritas na Lei Estadual de Defesa Vegetal n.º 14.245, de 29 de julho de 2002.
A ferrugem asiática é uma patologia severa que compromete o desenvolvimento da soja. Em algumas regiões do país onde o fungo foi relatado, o dano pode chegar até 90% da produção. Já pensou se você dedica o ano inteiro com investimentos em maquinário, preparação do solo, plantio, para quase tudo se perder? As orientações da Agrodefesa estão aí para que você tenha uma safra responsável e bem sucedida!
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.