quarta-feira, 03 de julho de 2024

Goiás

Coluna Marcos Paulo: RIO VERDE E CIDADES GOIANAS ENFRENTAM PRAGA NOS CITROS

POR Marcos Paulo dos Santos | 26/09/2023
Coluna Marcos Paulo: RIO VERDE E CIDADES GOIANAS ENFRENTAM PRAGA NOS CITROS

Foto: Adilson Lima - Embrapa

A

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrofedesa) publicou na última quinta-feira (21), no Diário Oficial do Estado, a Instrução Normativa n.º 8/2023, que atualiza a quantidade de cidades que registram o foco da Pinta Preta dos Citros. Neste novo documento, Rio Verde e recentemente Indiara foi incluída a outras 34 cidades onde a patologia foi identificada.

 

 

A Pinta Preta é causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa) e ataca todas as espécies e variedades de laranjas doces, limões e tangerinas. A lima ácida Tahiti ainda é a única que não sem registros de sintomas da doença. Os principais danos causados são as quedas e lesões aparentes nas cascas dos frutos e nas folhas, reduzindo a produtividade das plantas.

 

 

Com a instrução publicada, citricultores destes municípios não enfrentam não somente o fungo, mas também limites de poder exportar a sua produção para mercados externos, como a Europa.

 

O momento agora é de redobrar os cuidados fitossanitários, como tem dito a Agrodefesa. O processo precisa ser feito em todos os processos de manejo integrado, higienização de implementos e maquinários, inclusive na aquisição de mudas certificadas para evitar a contaminação de todo o pomar através do fungo.

 

 

Além de Rio Verde, outras cidades como Pirenópolis, Anápolis, Hidrolândia, Piracanjuba, Morrinhos, Catalão, Inhumas, Bonfinópolis, Bela Vista de Goiás, Goianápolis, Serranópolis, Aporé, Palmeiras de Goiás, Cromínia, Trindade, Itaberaí, Nerópolis, Campestre, Campo Limpo de Goiás, Campo Alegre de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Caldazinha, Jataí, Itajá, Terezópolis de Goiás, Caturaí, Abadiânia, Caldas Novas, Flores de Goiás, Inaciolândia, Itauçu, Marzagão, Pontalina e Indiara são outras localidades onde a Pinta Preta foi identificada.

 

 

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: