sábado, 18 de janeiro de 2025
Surpreendeu os novos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o ranking dos principais produtores de soja entre os municípios. Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) 2022, Goiás registrou aumento percentual no valor de produção agrícola nacional, passando de 8,4% (2021) para 9,3% (2022). O destaque tem uma cidade em especial.
Rio Verde foi uma das responsáveis pelo aumento expressivo no estado, tendo produzido 1,6 milhão de toneladas de soja em 2022, se colocando em segundo lugar no país como o maior produtor do grão. O município perde apenas para Sinop-MT como maior produtora.
Na produção de milho, foram 1,8 mi de toneladas, colocando novamente a cidade como a quarta colocada no ranking nacional. Com girassol e sorgo, o estado colocou novamente cinco cidades no top nacional, sendo Rio Verde (1º), Paraúna (2º), Cristalina (4º), Goiatuba (6º) e Acreúna (7º).
Nos últimos anos, a agricultura no estado tem sido levada a sério. Ainda que seja deficiente em infraestrutura rodoviária, Rio Verde e Goiás conseguiram se sobressair e se tornaram grandes players internacionais, competindo em pé de igualdade com superpotências econômicas, atraindo visitantes de outros países para futuros negócios e passando a lição de casa para o mundo.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero